Notícias
Evento discute fortalecimento das instituições de desenvolvimento do Nordeste
Contando com a participação da Sudene, DNOCS, CODEVASF, CHESF, universidades e empresários, a reunião teve como tema “O fortalecimento das instituições de desenvolvimento da Região Nordeste” e ocorreu ontem (23/12) na sede do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza – CE. Os senadores Antônio Carlos Valadares (SE) e Inácio Arruda (CE), também participaram das discussões.
No evento, o diretor de Gestão de Fundos e Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene, Henrique Tinôco, ressaltou o bom desempenho da Autarquia em 2014 e reforçou a necessidade de integração entre os participantes do encontro para potencializar o desenvolvimento da região. “O concurso público que trouxe novos servidores para a casa, os desembolsos do FDNE atingindo a expressiva e histórica marca de mais de R$ 2 bilhões e os mais de 300 incentivos fiscais concedidos mostram que foi um ano de conquistas para a Sudene. Nossos esforços também se concentram na tentativa de criar um bloco partidário do Nordeste, cuja pauta de discussões sobre as potencialidades da região seja permanente”, enfatizou.
Na ocasião, o economista Valdeci Monteiro dos Santos, diretor da consultoria Ceplan, apresentou as conclusões do estudo Nordeste 2022, levantamento que traz perspectivas sobre o desenvolvimento da região considerando questões como competitividade, vocações econômicas e avanços sociais experimentados. O documento destaca a necessidade de diversificar e ampliar a base produtiva nordestina, estimular a competitividade das empresas instaladas na região, promover avanços sociais e o desenvolvimento sustentável.
Os parlamentares Antônio Carlos Valadares e Inácio Arruda destacaram, respectivamente, a importância da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e o fortalecimento da integração entre as instituições participantes do encontro, postura também defendida pelo presidente do BNB, Nelson Antônio de Souza.