Notícias
Encontro debate Plano de Desenvolvimento de Alagoas
Foto: Agência Alagoas (divulgação)
A elaboração do Plano teve início em 2016 através de uma parceria entre Sudene, Ministério da Integração Nacional (MI) e Governo do Estado.
Oficina de trabalho realizada em Maceió (AL), na última quinta-feira (16), abordou as diretrizes; ações estratégicas de curto, médio e longo prazos; metas; ações e modelo de gestão a ser implementado em Alagoas. Durante a reunião – que contou com a participação de representantes da sociedade civil, de entidades do governo estadual e dos municípios, da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e do MI – foram discutidos pontos levantados no diagnóstico sobre a situação do Estado, elaborado a partir de informações colhidas sobre potencialidades, necessidades em infraestrutura, saúde, educação, economia, violência, capacitação, entre outros.
O diagnóstico foi apresentado pelo MI no dia 7 de fevereiro deste ano, em reunião por videoconferência realizada com técnicos da Sudene e representantes do IABS (consultoria contratada) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur).
Plano
O objetivo do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Alagoas é reduzir as desigualdades entre as suas sub-regiões e direcionar o potencial da diversidade existente para o desenvolvimento regional. De acordo com a Diretoria de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudene – representada no evento de Alagoas pelo técnico José Farias – “este plano possibilitará selecionar projetos e políticas que favoreçam um maior aproveitamento regional e municipal em termos econômicos, sociais e ambientais”. Foi ressaltado, ainda, que ele servirá para ampliar a base de discussão e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), sobretudo em território alagoano, trazendo novos olhares para a busca de saídas econômicas e sociais, frente aos desafios de melhorias nos indicadores econômico e sociais do Estado.