Notícias
Consulta pública do PRDNE é prorrogada
PRDNE apresenta propostas para várias áreas de interesse social, como educação.
Foi prorrogado o prazo para recebimento de contribuições para a atualização do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). A nova data passou a ser 04/08. Para registrar a participação, o público deve acessar um formulário e responder um questionário. O trabalho é uma parceria da autarquia com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
A consulta pública é voltada para instituições do Sistema Nacional de Desenvolvimento Regional ou cidadãos interessados pelo tema. Ideias levantadas neste procedimento irão direcionar a aplicação dos investimentos públicos, apontando, ainda, prioridades e oportunidades.
O Plano Regional contribui para orientar a construção de estratégias de ação aproveitem as potencialidades da área de atuação da Sudene. Trata-se de um instrumento de planejamento voltado para as necessidades da região, que apresenta programas, ações e projetos construídos coletivamente e orientados para a atração de investimentos, foco no desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida de mais de 67 milhões de brasileiros.
O PRDNE conta, atualmente, com seis eixos estratégicos, 27 programas, 153 projetos e 578 ações indicativas.
Para o superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, o PRDNE visa aperfeiçoar a aplicação dos recursos orçamentários para toda a região de abrangência, qualificar diretrizes e prioridades dos Fundos de financiamento (FDNE e FNE), propor novos modelos de financiamento mais adequados à Região e atrair investimentos privados por meio de articulação de stakeholders para viabilizar os impactos regionais.
O plano tramita na Câmara dos Deputados em regime prioritário e aguarda a constituição de uma comissão especial para análise da proposta.