Notícias
Cônsul dos Estados Unidos visita a Sudene
Reiter foi recebido pelo diretor de Planejamento e superintendente substituto da autarquia, Sérgio Alencar, e pelos diretores de Administração e de Gestão de Fundos e Incentivos e de Atração de Investimentos, Marcos Robalinho e Henrique Tinoco, respectivamente. O diplomata será responsável pelos assuntos de interesse do governo dos EUA na Região Nordeste nos próximos três anos.
O encontro foi marcado por uma apresentação sobre “A Sudene e o processo de desenvolvimento regional”, realizada pelo coordenador-geral de Gestão Institucional, Manoel Barreiros. A explanação abordou o contexto institucional de criação da Sudene e o reflexo da atuação da autarquia na Região Nordeste; a atual estrutura organizacional; finalidade, mecanismos e instrumentos; responsabilidades institucionais.
Em relação ao planejamento estratégico da Sudene, Barreiros destacou a missão – de promover o desenvolvimento includente e sustentável do Nordeste – e as principais diretrizes estratégicas, entre elas a de promover a competitividade sistêmica da base produtiva da Região. A atração de empreendimentos através dos instrumentos de ação da autarquia, como o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e os incentivos fiscais também esteve em pauta. O Fundo conta atualmente com 27 projetos aprovados e as operações contratadas até 2014 são da ordem de R$ 9,85 bilhões. O total dos incentivos fiscais investidos entre 2007 e 2012 é de R$ 16,53 bilhões.
Segundo Henrique Tinoco, esses instrumentos têm sido decisivos para atrair investimentos para o Nordeste, que vem “apresentando taxas de crescimento superiores as do Brasil”. Ele explicou que um dos diferenciais do FDNE é apoiar a implantação de grandes projetos, capazes de modificar o local onde são instalados.
No final da reunião, Manoel Barreiros defendeu a formação de parceria entre a Superintendência e o Consulado, elencando algumas possibilidades de intercâmbio, que pode ser viabilizado através da capacitação de servidores da Sudene e de outros órgãos da administração pública dos estados da área de atuação da Autarquia em instituições americanas com reconhecida experiência em planejamento e desenvolvimento regional. Outra ideia é elaborar uma agenda para intercâmbio de experiências nos campos de tecnologia e inovação; associativismo e cooperativismo; desenvolvimento sustentável em áreas de semiárido, energias renováveis e educação profissionalizante, entre outros.
Na opinião de Richard Reiter, a Sudene apresentou ideias inovadoras. Ele levantou a possibilidade de trazer especialistas que possam contribuir com os projetos e afirmou que vai discutir as propostas apresentadas hoje com a equipe do Consulado. Posteriormente, será marcada uma nova reunião entre as duas instituições. Acompanharam Reiter na visita à autarquia o cônsul-comercial, Eric P. Olson, e a cônsul de política, Paloma Gonzalez.