Notícias
Condel debate ações voltadas para o semiárido
O evento acontecerá no Instituto Ricardo Brennand, localizado no bairro da Várzea, a partir das 10h, quando será apresentada uma moção de apoio ao fortalecimento da Rede Palma, cuja criação está sendo proposta pela Sudene com o objetivo de reunir diversos segmentos envolvidos nos processos produtivos relativos à palma forrageira, fomentando o diálogo entre as instituições de desenvolvimento regional, universidades, pesquisadores e membros da iniciativa privada, com o intuito de analisar cenários, propor ações e consolidar as potencialidades da palma no semiárido brasileiro. A palma forrageira é considerada estratégica para o semiárido devido à sua adaptabilidade ao ambiente e clima da Região, podendo ser uma saída para a alimentação animal nos períodos de estiagem.
Durante o encontro será apreciado, ainda, pelos conselheiros, relatório do grupo de trabalho interministerial que estabelece critérios técnicos para delimitação da região semiárida, com previsão de incluir 54 novos municípios. Em decorrência da seca e da crise econômica que o País vem enfrentando, nenhum município será excluído até que haja uma nova análise, prevista para 2021. Os critérios técnicos e científicos utilizados foram precipitação pluviométrica média anual igual ou inferior a 800 mm; Índice de Aridez de Thornthwaite igual ou inferior a 0,50; e percentual diário de déficit hídrico igual ou superior a 60%, considerando todos os dias do ano.
Fundos
Outro tema em pauta são os ajustes nas diretrizes e prioridades dos Fundos de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) do exercício de 2017, visando apoiar projetos de reaproveitamento de resíduos sólidos (inclusive para produção de energia); segmento da indústria de defesa (exceto comercialização de armas, no caso do FDNE, conforme a Resolução CMN nº 4.171, de 20/12/2012); geração, transmissão e distribuição de energia. Com relação ao FNE, haverá, também, uma proposição que trata do Relatório de Avaliação dos Resultados e Impactos do Fundo em 2016.
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2174
ascom@sudene.gov.br
www.sudene.gov.br
Siga nossas Redes Sociais:
Facebook
|
Twitter
|
Instagram
|
Youtube
|
Flickr
|
Soundcloud