Notícias
Banco do Nordeste apresenta programação do FNE para 2017
O Banco do Nordeste está anunciando a distribuição setorial dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) em cada estado. Em Pernambuco, que contará com uma aplicação de aproximadamente R$ 2 bilhões, o encontro aconteceu na quarta-feira (19), na Federação das Indústrias.
O superintendente da Sudene, Marcelo Neves; o chefe de Gabinete, Marcus Calheira; e o economista Ademir Vilaça, da Diretoria de Gestão de Fundos e Incentivos e de Atração de Investimentos da Autarquia prestigiaram o evento. A área de atuação do banco é a mesma da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste.
A ideia é que os encontros nos estados possibilitem uma discussão sobre as estratégias para a utilização dos recursos financeiros, com a participação de líderes setoriais. As diretrizes e prioridades do FNE para 2017 já foram aprovadas pelo Conselho Deliberativo (Condel) da Sudene.
FNE
O Fundo se propõe a contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, através da execução de programas de financiamento aos setores produtivos, alinhados aos planos regionais de desenvolvimento. Ele é destinado a produtores e empresas, pessoas físicas e jurídicas, além das cooperativas de produção, que desenvolvam atividades produtivas nos setores agropecuário, mineral, industrial, agroindustrial, de empreendimentos comerciais e de serviços na área de atuação da Sudene.
Os encargos financeiros e o bônus de adimplência das operações realizadas com recursos dos Fundo são estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional, enquanto suas diretrizes e prioridades são definidas pelo Conselho Deliberativo da Sudene.