Notícias
"Água é fundamental para tudo, inclusive para os negócios”
O evento – realizado nesta sexta-feira (10) – contou com a participação do presidente da República, Michel Temer, e do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que acionaram as estruturas do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que levarão água a torneiras de cerca de 35 mil pernambucanos na cidade de Sertânia e de 33 mil paraibanos em Monteiro. O Trecho Leste vai garantir abastecimento hídrico a cerca de 4,5 milhões de pessoas em 168 municípios dos estados de Pernambuco e da Paraíba.
O superintendente da Sudene, Marcelo Neves, destaca a importância crucial da transposição para minimizar os efeitos da seca. "É preciso entender que os efeitos da estiagem são severos. Até cidades grandes com infraestrutura hídrica mais desenvolvida, a exemplo de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), estão sendo afetadas. A transposição, neste sentido, vai representar um alívio para os municípios que sofrem com a seca. Várias pessoas que enfrentam a falta de água até para consumo humano poderão ter acesso a este recurso".
Com a abertura das comportas do reservatório de Campos, estrutura do Projeto São Francisco, a água abastecerá diretamente o riacho Barra, seguindo o curso natural até o açude de mesmo nome, em Sertânia (PE). No açude Barra, sob responsabilidade do governo estadual, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) mantém sistema de captação e tratamento, além de estar construindo a Adutora de Moxotó, para garantir o abastecimento dos municípios de Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, São Bento do Una e Tacaimbó.
Os primeiros pontos de entrega da água do “Velho Chico” na Paraíba são os reservatórios São José e Poções, em Monteiro. A expectativa é de que até abril as águas cheguem a outras 18 cidades ao longo do curso do rio Paraíba. Entre estes municípios está Campina Grande, que enfrenta sérios problemas de abastecimento de água para cerca de 400 mil pessoas.
Marcelo Neves destaca que a transposição traz novas possibilidades de atração de investimentos para o Nordeste. "Água é fundamental para tudo, inclusive para os negócios. Por onde ela passar, a partir de agora, fica um pouco mais fácil atrair empresas para o semiárido. A Sudene está sensível a este contexto e vai planejar ações para perceber a Transposição como fator para dinamizar, de forma sustentável, a economia nordestina", comentou.
Eixo Norte
A Transposição conta, ainda, com 260 quilômetros de extensão do Eixo Norte, que beneficiará Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As obras apresentam 94,52% de execução e estão previstas para serem concluídas no segundo semestre deste ano, quando as águas chegarão ao reservatório de Jati (CE) e à Região Metropolitana de Fortaleza. O Projeto de Integração do Rio São Francisco possui 477 quilômetros de extensão, divididos nos dois eixos, e beneficiará 12 milhões de pessoas nos quatro estados.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MI