Notícias
Ações sociais são tema de encontro entre Sudene e MDS
Durante reunião, realizada dia 21, na sede da Autarquia, os representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Lilian dos Santos Rahal (secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutrição) e Rocicleide Silva (diretora) propuseram a realização de um trabalho conjunto entre o Ministério e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste para fortalecer o desenvolvimento rural, a agricultura familiar e a convivência com o semiárido.
A ideia teve o apoio de João Paulo, que defendeu, ainda, uma ação integrada dos atores, em nível federal, envolvidos com atividades focadas no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida da população que vive no semiárido e em áreas rurais do Nordeste. Para o superintendente da Sudene, é fundamental articular junto à bancada nordestina e aos governadores da Região, promovendo o avanço das ações de combate aos efeitos da seca. João Paulo enfatizou que é preciso conhecer as demandas, otimizar a aplicação de recursos e ampliar os investimentos. O gestor máximo da Autarquia pretende, também, aumentar o apoio da Superintendência aos projetos de médio e pequeno portes, considerados estratégicos para o desenvolvimento social.
Captação de Água
O MDS apresentou os dados do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água, que está sob a responsabilidade do Ministério. O objetivo é implementar tecnologias que ampliem as condições de acesso à água para consumo humano e animal, além da utilização para a produção de alimentos. O público alvo são as famílias de baixa renda atingidas pela seca ou pela falta regular de água. Entre 2011 e 2015 foram entregues, através do Plano Brasil sem Miséria, 867,8 mil cisternas e 122,9 mil tecnologias de acesso à água. Entre os impactos gerados por essas ações, de acordo com o MDS, estão a dinamização da economia local, maior diversificação dos alimentos produzidos e consumidos pelas famílias, desenvolvimento de subsistemas produtivos até então limitados pela escassez hídrica e a geração de renda.
Água para Todos
A Sudene vem atuando no Programa Água para Todos, que faz parte do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal, gerenciado pelo Ministério da Integração Nacional (MI). Está sob a responsabilidade da Autarquia o repasse de recursos para 101 municípios de Pernambuco, Piauí e Paraíba. A Sudene foi a única instituição a cumprir a meta estabelecida pelo MI, habilitando 29 municípios dos três estados para o recebimento de R$ 9,2 milhões que servirão para instalação de projetos de captação de água.