FNE
O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) é o maior instrumento financeiro da Sudene para viabilizar projetos que dialoguem com as políticas setoriais de desenvolvimento regional. Os recursos são utilizados para financiamentos direcionados a empreendedores dos mais variados portes, estimulando os setores econômicos que transformam o Nordeste em protagonista do crescimento brasileiro.
FNE em números (agosto de 2024)
PARA QUE SERVE O FNE?
O fundo reserva recursos federais para executar programas de financiamento aos setores produtivos da área de atuação da Sudene, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.
QUEM PODE SER FINANCIADO PELO FNE?
As linhas de crédito que constituem o programa de financiamento com recursos do FNE são destinadas a produtores e empresas dos mais variados portes, pessoas físicas e jurídicas, além das cooperativas de produção, que desenvolvam atividades produtivas nos setores agropecuário, mineral, industrial, agroindustrial, de empreendimentos comerciais e de serviços na área de atuação da Sudene.
Também podem ser financiados empreendimentos de infraestrutura econômica, inclusive os de iniciativa de empresas públicas não dependentes de transferências financeiras do poder público, desde que sejam considerados prioritários para a economia regional.
COMO POSSO SOLICITAR CRÉDITO COM RECURSOS DO FNE?
O FNE é oferecido através de um agente financeiro federal, o Banco do Nordeste. A instituição bancária é parceira da Sudene e viabiliza o financiamento com recursos do fundo em 2074 municípios.
CRÉDITO E INVESTIMENTO COM O FNE
FNE Proatur
Programa de apoio ao turismo regional com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).