Notícias
Atração de investimentos
Sudene participa de evento em Governado Valadares (MG) e divulga suas estratégias para atrair investimentos
O general Araújo Lima destacou a importância de ampliar a utilização dos incentivos fiscais pelas empresas do Norte de Minas. Foto: Ascom (Sudene)
O encontro “Governador Valadares e região na Sudene: o que as empresas ganham com isso?” foi promovido pela InvestMinas – Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais e contou com a participação do superintendente da Autarquia, general Araújo Lima, que marcou presença por videoconferência. Na ocasião foram divulgados os incentivos fiscais administrados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste aos empresários de Governador Valadares, que recentemente foi incluído na área de atuação da Sudene.
Ilena Villas, coordenadora de Incentivos Especiais da Sudene, detalhou os incentivos fiscais de Redução de 75% do IRPJ e adicionais não restituíveis de Reinvestimento de 30% do IRPJ. Eles são voltados para pessoas jurídicas titulares de projetos de implantação, modernização, ampliação ou diversificação de empreendimentos (Redução de 75%) e para pessoas jurídicas com empreendimentos em operação na área de atuação da Sudene (Reinvestimento de 30%), devendo este último ser direcionado para projetos de modernização ou complementação de equipamento.
O general Araújo Lima informou que as equipes da Sudene estão à disposição da classe empresarial para prestar esclarecimentos e destacou a importância de ampliar a utilização dos incentivos fiscais pelas empresas do Norte de Minas. Segundo balanço divulgado recentemente pela Coordenação-Geral de Incentivos e Benefícios Fiscais e Financeiros da Sudene, entre abril e julho deste ano foram aprovados 78 pleitos de incentivos fiscais, dos quais 11 foram em Minas Gerais. As empresas beneficiadas no estado informaram investimentos da ordem de R$ 2,3 bilhões. Os empregos gerados e mantidos por esses empreendimentos somam 1.827, dos quais 1.768 são diretos e 59 indiretos.
O encontro contou com três painéis que abordaram o acesso a recursos, linhas especiais de crédito e incentivos fiscais para os municípios que são abrangidos pela Sudene, além de informações sobre o apoio do governo estadual para o desenvolvimento de negócios.
Por Carla Pimentel