Notícias
Resíduos sólidos
Representantes da Sudene e do município de Guamaré (RN) debatem destinação adequada de resíduos sólidos
Audiência na sede da Sudene debateu a estruturação de consórcio que abrange municípios do Rio Grande do Norte.
Na reunião, que contou com a participação do superintendente da Sudene, general Araújo Lima, o secretário do município explicou que está sendo formado um consórcio para destinação adequada dos resíduos sólidos, abrangendo as cidades de Galinhos, Jandaíra, Pedro Avelino, João Câmara e Afonso Bezerra, além de Guamaré.
Tiago Macena espera contar com o apoio da Sudene para estruturar o consórcio e dar sequência ao processo de licenciamento ambiental. Ele afirmou que as melhorias implementadas nos resíduos sólidos com projetos de baixo impacto ambiental preveem a utilização de tecnologia de transformação do resíduo em energia. De acordo com informações da Prefeitura de Guamaré, o município prioriza ações de sustentabilidade, “com o intuito de garantir o futuro da população, com a exploração responsável dos recursos naturais, garantindo o fortalecimento da economia local a longo prazo”.
As ações previstas pelo consórcio estão em sintonia com as propostas da Sudene para alavancar a região. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população que vive na área de atuação da Superintendência, o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Autarquia, prevê a ampliação do acesso a serviços públicos essenciais, entre eles saneamento e tratamento de resíduos sólidos. Uma das metas do Programa de Saneamento Básico contido no eixo de Desenvolvimento Social e Urbano do plano é aumentar o percentual de municípios que dispõem seus resíduos sólidos domiciliares em aterro sanitário.
Por Carla Pimentel