Notícias
Desenvolvimento regional
Municípios do Cariri cearense recebem ações do Projeto de Desenvolvimento Federativo
A proposta do projeto é criar uma cooperação que contribua com a interiorização do desenvolvimento e aproxime os municípios dos programas e projetos conduzidos pela autarquia federal. Foto: Agnelo Câmara (Ascom / Sudene).
Juazeiro do Norte (CE) – Seis municípios da região do Cariri cearense agora fazem parte do Projeto de Desenvolvimento Federativo. O lançamento do programa coordenado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) ocorreu nesta terça-feira (23) no escritório regional do Sebrae, parceiro da autarquia federal. O evento contou com a participação de gestores municipais, instituições financeiras, técnicos de desenvolvimento regional e empreendedores locais. A proposta do projeto é criar uma cooperação que contribua com a interiorização do desenvolvimento e proporcione maior aproximação entre os municípios selecionados e os programas e projetos conduzidos pela autarquia federal.
Durante a reunião, a Sudene apresentou o plano de ação do Projeto de Desenvolvimento Federativo proposto após a realização de um diagnóstico participativo junto aos municípios de Abaiara, Farias Brito, Granjeiro, Jati, Juazeiro do Norte (cidade polo) e Missão Velha, os representantes cearenses nesta iniciativa. Os critérios para seleção das cidades consideram o PIB per capita, o contingente populacional (até 20 mil habitantes), além de indicadores nas áreas de finanças, gestão e desempenho que caracterizam a situação das administrações públicas na área da autarquia. Os gestores municipais participantes elencaram as necessidades de investimentos e estruturação de ações voltadas à agricultura familiar, fruticultura, turismo e artesanato, bovinocultura e capacitação de mão de obra.
“O Projeto de Desenvolvimento Federativo também tem por objetivo apoiar as atividades econômicas locais que tendem a gerar emprego e renda. Aqui na região, há o potencial do turismo religioso, de aventura e de negócios, da produção e comercialização de produtos derivados do leite e do açúcar, dentre tantos outros. Mas para que elas se desenvolvam, nós precisamos de ações efetivas da Sudene e de nossos parceiros para capacitar mão de obra e estruturar de forma sustentável estas cadeias produtivas, iniciativas que fazem parte do escopo do projeto que apresentamos hoje”, explicou o diretor de planejamento e articulação da Sudene, Marcos Falcão.
A articuladora do Sebrae Cariri, Elizângela Andrade, destacou que a instituição pode contribuir através do apoio ao empreendedorismo com base nas vocações econômicas apontadas pelos municípios. “O desenvolvimento territorial é o nosso foco. Podemos atuar na revitalização e roteirização do circuito de turismo, atuar na agricultura com parceiras nos municípios e ações de estímulo ao empreendedorismo desde a base através de iniciativas como os Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Juntando as forças dos atores, podemos engrandecer a região”, exemplificou.
O evento realizado em Juazeiro contou com a participação do diretor substituto do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, coronel Joaquim Izídio Neto, além de representantes do Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal. Foram destacadas ações nas áreas de infraestrutura hídricas e acesso ao crédito pelos empreendedores locais. As instituições fazem parte da força-tarefa proposta pela Sudene para fortalecer a capilaridade do Projeto de Desenvolvimento Federativo na região. Outros parceiros podem ser integrados à iniciativa na medida em que sejam mapeadas novas necessidades junto ao arranjo de municípios beneficiados.
A programação do encontro também contou com a assinatura dos protocolos de intenção entre as prefeituras e a Sudene. Os planos de trabalho contemplam a realização de oficinas, reuniões de integração, além do levantamento de dados para oferta de serviços pela força-tarefa institucional proposta pela Sudene. “É de grande importância essa parceria com a Sudene. Jati é um município de 10 mil habitantes. Podemos dar independência financeira à população e estimular o desenvolvimento da agricultura, piscicultura. Precisamos de parceiros com Sudene para trazer capacitação e acreditar no potencial de municípios como Jati”, destacou a prefeita do município, Mônica Mariano.
O evento também contou com uma exposição de produtos típicos das atividades econômicas dos municípios.
Mais apoio aos empreendedores locais
A agenda de compromissos da Sudene em Juazeiro do Norte (CE) foi complementada por uma reunião técnica promovida junto a empreendedores locais, contadores e instituições financeiras. O encontro com a classe empresarial teve o objetivo de apresentar os instrumentos oferecidos pela superintendência para estimular o acesso ao crédito e incentivar a atração, modernização e diversificação de linhas de produção.
O diretor de planejamento e articulação de Políticas da Sudene destacou as linhas de financiamento disponíveis através do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). O gestor também apresentou os incentivos fiscais disponíveis para que os titulares de projetos instalados na área da superintendência possam pleitear a redução de 75% do imposto de renda modalidade pessoa jurídica (IRPJ).
O encontro também contou com a exposição do gerente geral do Banco do Nordeste de Juazeiro do Norte, Vandir Farias, que apresentou as principais linhas de crédito oferecidas pela instituição bancária. O BNB é o agente operador do FNE, cujas diretrizes e prioridades de aplicação de recursos são estabelecidas anualmente pelo Conselho Deliberativo da Sudene.
Por Agnelo Câmara