Notícias
Energia renovável
Curso na área de energia renovável, apoiado pela Sudene, tem etapa inicial concluída
A coordenadora geral de Promoção do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Sudene, Beatriz Lyra, participou da solenidade. Foto: IFCE
A capacitação faz parte da iniciativa da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste voltada para suprir a necessidade de mão de obra qualificada que atenda a demanda do mercado no Cariri cearense. A Autarquia destinou R$ 230 mil na formação de mão de obra para o mercado de energia renovável no estado, beneficiando pessoas de baixa renda com ensino fundamental completo dos municípios de Abaiara, Brejo Santo e Milagres. Os recursos foram repassados para o IFCE, através de um termo de execução descentralizada (TED).
O curso teve carga horária de 160 horas e foi oferecido na modalidade presencial, com uma matriz curricular composta por dois módulos. O inicial, de nível básico, contemplou as disciplinas de eletricidade básica, fundamentos de energia solar fotovoltaica e instalações elétricas. Na formação específica, os alunos tiveram aulas de tecnologia fotovoltaica, sistemas fotovoltaicos e montagem de sistemas. A coordenadora geral de Promoção do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Sudene, Beatriz Lyra, participou do evento e explicou que esse projeto foi “desenhado” no final de 2021 entre a Superintendência e o IFCE, “alinhando o desenvolvimento econômico da atividade e a preservação de recursos do meio ambiente, com impactos reduzidos”. Segundo a gestora, essa atividade econômica é totalmente ligada aos interesses de desenvolvimento da Sudene, que tem trabalhado com fomento de arranjos produtivos locais e em especial com projetos de desenvolvimento sustentável.
A solenidade de conclusão do curso foi marcada por um workshop sobre energia fotovoltaica, que contou com uma palestra sobre “Energia Solar Fotovoltaica, Mercado: Perspectivas e Oportunidades”, além de apresentação de empresas do setor. A ideia é que ao final de cada turma seja realizado um workshop para proporcionar a integração entre os estudantes e empresas da região. “Aqui no Nordeste verificamos um crescimento de financiamentos de empreendimentos de produção de energias limpas e por isso entendemos necessário que o mercado de trabalho deve estar capacitado para gerar renda e se desenvolver nesse segmento”, enfatizou Beatriz.
Por Carla Pimentel