Notícias
Desenvolvimento local
Ações de desenvolvimento da Sudene contemplam municípios alagoanos
Os municípios de Alagoas contemplados pelo projeto são Arapiraca, Belém, Belo Monte, Campo Grande, Maribondo e Tanque d'Arca.
O evento foi realizado no dia 10, em Arapiraca que, junto com Belém, Belo Monte, Campo Grande, Maribondo e Tanque d'Arca formam o grupo de seis municípios que compõem o projeto. Ao todo são 66 localidades da área de atuação da Sudene (Região Nordeste e parte de Minas Gerais e Espírito Santo) que estão sendo atendidos pelo PDF. A ação é voltada para municípios que apresentam maiores fragilidades em seus indicadores sociais e econômicos.
As localidades incluídas no Projeto foram selecionadas pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste a partir dos seus indicadores nas áreas de finanças, gestão e desempenho que balizaram a construção do ranking IGM/CFA (Índice de Governança Municipal). PIB per capita baixo e população até 20 mil habitantes foram outros fatores levados em consideração.
Durante o encontro, o diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudene, Marcos Falcão, explicou que a ideia do projeto é “chegar aos municípios que precisam de maior apoio”, levando políticas públicas e ações focadas em suas necessidades. Em uma das etapas do projeto, foi elaborado um diagnóstico com a participação efetiva dos prefeitos, identificando as potencialidades e entraves de cada localidade, além de fazer um levantamento das instituições que podem contribuir e com quais ações.
No evento de Alagoas estiveram presentes Sebrae, Banco do Nordeste e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), mas também são parceiros os Ministérios do Desenvolvimento Regional e das Comunicações, Secretária de Assuntos Federativos, Caixa Econômica Federal, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Agronordeste, DNOCS e Embrapa. A Sudene formou uma força-tarefa com essas instituições para oferecer capacitações nas áreas de gestão e elaboração de projetos, apostando na articulação e apoio de ações voltadas ao agronegócio, finanças públicas, conectividade, comercialização e exportação de serviços.
Outros apoios podem ser identificados a partir do levantamento continuo nas gestões municipais que integram o projeto. Marcos destacou que já foram iniciadas capacitações em gestão pública municipal, via Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República; e ações de ampliação da conectividade no território, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A cerimônia de lançamento do projeto proporcionou uma maior interação entre prefeituras e instituições e foi marcada, ainda, pela assinatura de protocolos de intenções, estabelecendo uma cooperação que contribua com a interiorização do desenvolvimento e proporcione uma maior aproximação entre os municípios selecionados e as políticas públicas. A prefeita de Belém, Paula Santa Rosa, ressaltou que “o município é pequeno e precisa dessa parceria e dessa união pra continuar avançando”.
Para o gerente adjunto executivo de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, Manoel Roberto Lopes Muniz, projetos como o PDF (Sudene), Agronordeste (MAPA), Prodeter (Banco do Nordeste) e Rotas da Integração (MDR), entre outros, refletem a sinergia e o esforço de instituições federais, com ações voltadas para o desenvolvimento da região e que contribuem para reduzir as desigualdades.
O lançamento geral do PDF, com a participação de instituições parceiras e prefeituras dos 11 estados da área de atuação da Sudene, foi realizado no dia 30 de junho, em Recife (PE). No mês de julho, a Autarquia iniciou uma série de reuniões em cada um desses estados e o PDF já foi lançado na Paraíba, Pernambuco e Espírito Santo.
Confira a lista de municípios participantes do Projeto de Desenvolvimento Federativo da Sudene:
Alagoas: Arapiraca, Belém, Belo Monte, Campo Grande, Maribondo e Tanque d'Arca;
Bahia: Andorinha, Jaguarari, Juazeiro, Pilão Arcado, Sobradinho e Umburanas;
Ceará: Abaiara, Farias Brito, Granjeiro, Jati, Juazeiro do Norte e Missão Velha;
Espírito Santo: Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Linhares, Pancas e Pinheiros;
Maranhão: Alto Parnaíba, Balsas, Loreto, Sambaíba, São Raimundo das Mangabeiras, Tasso Fragoso;
Minas Gerais: Riacho dos Machados, Lassance, Glaucilândia, Guaraciama, Montes Claros, Olhos-d'Água;
Paraíba: Campina Grande, Parari, Santo André, Cubati, Juazeirinho e Olivedos;
Pernambuco: Calumbi, Carnaubeira da Penha, Mirandiba, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada e Betânia;
Piauí: Floriano, Paes Landim, Pajeú do Piauí, Ribeira do Piauí, São José do Peixe e Canavieira;
Rio Grande do Norte: Frutuoso Gomes, Messias Targino, Mossoró, Patu, Porto do Mangue, Triunfo Potiguar;
Sergipe: Frei Paulo, Gracho Cardoso, Itabaiana, Nossa Senhora Aparecida, Ribeirópolis, São Miguel do Aleixo.
Por Carla Pimentel