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Sudeco vai implantar política de Qualidade de Vida no Trabalho em parceria com a SEQUALI/GDF
Na última quarta-feira (10), a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), representada por Luciana Barros, recebeu a Secretaria de Economia do DF que, por meio da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), apresentou projetos e ações voltados para a melhoria das condições de trabalho dos servidores da Autarquia, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
O Programa Qualidade de Vida no Trabalho do Governo do Distrito Federal (QVT) será modelo para pelo menos duas instituições do governo federal. A Sudeco pretende utilizar o modelo do DF como inspiração para projetos semelhantes. Entre as iniciativas apresentadas estão o Berçário Institucional Buriti, voltado para bebês de seis a 24 meses de mães servidoras, e a Academia Buriti, que oferece diversas modalidades gratuitas e já conta com mais de 1.200 alunos.
A Sudeco conheceu o Espaço Qualidade de Vida, com 1.320 metros quadrados que incluem refeitório, atendimento multidisciplinar em saúde e salas de jogos, de estudo, de descompressão e de leitura, de meditação e de inovação. Também foi apresentado o Clube de Desconto do Servidor, que conta com mais de 200 empresas parceiras oferecendo descontos especiais aos servidores.
A Superintendente da Sudeco, Luciana Barros, explica que o compartilhamento de conhecimentos entre as instituições envolvidas possibilitará melhorias nas necessidades e preocupações dos servidores. “Daremos um passo importante para instituir uma política que irá viabilizar o cuidado com a saúde física e mental e o desenvolvimento profissional e pessoal dos servidores”.
Luciana acrescenta que uma política de qualidade de vida no trabalho assertiva tem impacto positivo tanto para os colaboradores quanto para as instituições. “A qualidade de vida no trabalho beneficia os servidores, melhora o engajamento e o desempenho e contribui para uma cultura de trabalho mais saudável e sustentável, com retenção de talentos e promoção de um ambiente de trabalho mais inovador e criativo”, explica.
Márcia Masson, coordenadora de gestão de Pessoas (COGEP/Sudeco), afirma que é preciso construir e ampliar políticas voltadas para a melhoria das condições de trabalho e para as relações socioprofissionais.“Buscamos também, contar com a estrutura e os benefícios que hoje a SEQUALI oferece aos servidores do GDF, como: programas de exercícios físicos e aulas da Academia do Palácio do Buriti”, concluiu .
A subsecretária de Valorização do Servidor, Tânia Monteiro, destaca ainda a importância de ampliar os programas de qualidade de vida no trabalho, estendendo-os além do âmbito distrital para outras esferas governamentais. “A expansão dos programas de qualidade de vida é essencial para criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo’’, afirma. “Após os primeiros contatos com a Sudeco, realizamos uma oficina de Comunicação Não Violenta (CNV) no órgão, o que nos deixou extremamente satisfeitos, pois é uma maneira de valorizar e capacitar servidores’’, acrescenta.
O processo de estudo e implementação do modelo de Qualidade de Vida no Trabalho do GDF na Sudeco será conduzido em parceria com a Secretaria de Economia, com a realização de reuniões futuras para a elaboração desses projetos.
Por Thamy Frisselli