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Sudeco encoraja outras ouvidorias com modelo de formulário virtual
A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) criou um formulário virtual para facilitar o recebimento de denúncias. Basta captar o arquivo por meio de um QR Code ou acessá-lo na página da Ouvidoria da instituição. Além de preencher o formulário, o usuário é orientado a acessar o Fala.BR. Em entrevista à Revista Renov, da Controladoria Geral da União (CGU), a iniciativa foi considerada interessante e outras ouvidorias já estão encorajadas a tentar reproduzir a boa prática.
Segundo a ouvidora Maria Angélica, da Sudeco, um dos objetivos principais do formulário é direcionar o manifestante a relatar informações relevantes para acolher a denúncia e encaminhar para a devida apuração.
“A ideia de elaborar o formulário surgiu por causa do alto número de manifestações sem os elementos obrigatórios para o acolhimento como uma denúncia, e como em sua maioria, eram registros anônimos, a Ouvidoria não tinha como solicitar uma complementação de informações, e por isso as demandas eram arquivadas”, ressaltou Angélica.
O que é mais inspirador na atuação em ouvidoria e como podemos inspirar nossos (as) colegas no dia a dia profissional?
A ouvidoria pública se constitui num espaço de voz do cidadão (ã) que corresponde, por consequência, como espaço de escuta qualificada e ativa. É qualificada, porque estabelece a conexão das pessoas com o Estado, restabelece e transforma vínculos pela sua natureza mediativa; e é ativa, pois se desdobra em consequências, com foco na melhoria dos serviços públicos e na sinalização aos gestores da importância do aperfeiçoamento de políticas públicas. A atuação em uma ouvidoria pública conjuga não só a preservação de direitos, mas também ações compatíveis com a evolução da realidade social. Nesse ponto, em especial, a ouvidoria pública é a arquiteta da inovação.
Visite a página da Ouvidoria da Sudeco e saiba mais na seção Canal de Denúncias
Por Thamy Frisselli