Notícias
Sistema de Carta-Consulta Digital da Sudeco completa um ano em funcionamento
No próximo mês (1º), completa um ano desde que o sistema de preenchimento de Cartas-Consulta para obtenção de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) se tornou completamente digital. A ferramenta foi lançada em agosto de 2022 como um projeto piloto, aceitando ainda as aplicações físicas. A partir de janeiro de 2023 o processo tornou-se tornou 100% digital. O sistema já recebeu 18 mil acessos desde sua implementação, com mais de 5,4 mil cartas efetivamente em tramitação.
Desenvolvida pela Sudeco em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, atual Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o sistema de Carta-Consulta Digital é voltado para empresários ou produtores rurais que buscam obter financiamento junto ao FCO, especificamente para financiamentos acima de R$ 500 mil ou de qualquer valor no caso das áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Por meio das Cartas-Consulta Digitais, o solicitante pode acompanhar com mais facilidade o processo de análise pelas instituições financeiras e Conselhos de Desenvolvimento Econômico estaduais e do Distrito Federal (CDE). O sistema funciona como uma carta de intenções em que são apresentados dados do empreendimento a ser financiado, receitas atuais e futuras, relações de itens financiados, além da indicação dos benefícios para o desenvolvimento local e regional.
Antes da implementação da ferramenta, as Cartas-Consulta eram preenchidas fisicamente, entregue às instituições financeiras parceiras e depois encaminhadas aos conselhos de desenvolvimento dos estados para aprovação. Dessa forma, o cidadão não tinha acesso à tramitação da sua proposta. Caso alguma informação estivesse incompleta, o proponente deveria refazer todo o processo.
Para a diretora de Administração da Sudeco, Luciana Barros, o sistema foi fundamental para oferecer transparência ao processo: “O sistema assegura transparência tanto à Sudeco quanto ao cidadão. Anteriormente, recebíamos inúmeras ligações e manifestações por meio da ouvidoria, pois o cidadão desconhecia em que fase de análise estava o projeto. Atualmente, com a digitalização, o cidadão pode acessar o site, preencher a carta-consulta e obter um número de protocolo para acompanhar o processo até a contratação e/ou liberação de recursos”, disse.
João Paulo Batista, assessor técnico da Sudeco, destaca que além da agilidade ao cidadão, o sistema permitiu à autarquia conhecer mais sobre as propostas apresentadas: “A Sudeco não tinha informações tão detalhadas sobre os projetos apresentados. Agora, sabemos com mais detalhes para onde e para quem está indo os recursos do FCO, além de reduzir erros de preenchimento e tornar o processo mais célere”, comentou.
Ao longo do ano, a Sudeco ofereceu diversos workshops, online e presenciais, com intuito de capacitar os gestores e agentes de crédito da CDEs sobre o processo de obtenção de financiamentos por meio do sistema. Em abril, a Sudeco chegou a lançar, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), tutorial sobre o preenchimento do Sistema Carta-Consulta Digital, disponível no Youtube (clique aqui para assistir).
Por Ricardo Vaz