Notícias
Alto Araguaia - MT
Turismo: Praias de águas transparentes, rios, cascatas, paredões de pedra, grutas e cachoeiras imponentes compõem o cenário turístico do município. Cidade muito bem estruturada e formada às margens do Rio Araguaia. Não dá para falar desse município sem citar seu filho mais famoso: o Rio Araguaia. Sim, um dos rios mais piscosos do planeta atrai todos os anos centenas de pescadores. Mas as belezas da região têm um potencial absurdo.
História: O município de Alto Araguaia, que inicialmente chamava-se Santa Rita do Araguaya, denominação em referência à santa de devoção e ao Rio Araguaia, que margeia a sede municipal e ao mesmo tempo serve de marco divisório com o vizinho Estado de Goiás, onde também existia uma povoação com o mesmo nome; uma goiana, na margem direita, e outra mato-grossense, na margem esquerda. Formavam como que uma só unidade física.
Em 2 de agosto de 1933, transferiu a sede e a comarca do município de Santa Rita do Araguaya para o de Lageado (atualmente Guiratinga). A seguir Santa Rita do Araguaya foi encampado por Lageado. Extinguia-se o município de Santa Rita do Araguaya.
Através do Decreto-Lei 208, de 26 de outubro de 1938, foi restaurado sob a denominação de Alto Araguaia em ato de reestruturação territorial do Estado de Mato Grosso. A partir de então o termo Alto Araguaia não mais seria alterado. O nome Alto Araguaia é de origem geográfica pelo fato de o município abrigar em seu território as nascentes do Rio Araguaia.
Economia: A base econômica do município de Alto Araguaia é composta principalmente pela agricultura (soja), pecuária, comércio e indústria.
Site: http://altoaraguaia.mt.gov.br/
Aniversário: 26 de outubro