Notícias
Poxoréu - MT
História: As origens de Poxoréu são garimpeiras. No fim do século XIX, garimpeiros procuravam infrutiferamente diamantes nas cabeceiras do Rio São Lourenço. Mas a 24 de junho de 1924, João Arenas Teixeira dirigiu-se à Fazenda Firmeza, de Antonio Barcelos, a fim de formar uma expedição ao Rio São Lourenço. Com Pedro José, José Pacífico, Antonio Diamantino, Rueda, Francisco Louzada, Félix Abadie e mais um companheiro foram examinando os cascalhos indicadores de diamante, as formas no jargão garimpeiro.
A região, já bem conhecida, apresentava rios ainda sem nomes. O primeiro diamante foi encontrado no dia 29 de junho e por isso deram o nome de São Pedro ao córrego. A notícia do diamante se espalhou e a região dos córregos São Paulo, Pombas, Sete, São Pedro sentiu a corrida garimpeira. A corrutela maior foi a de São Pedro.
Em 1927 ocorreu incêndio desolador em São Pedro e os garimpeiros mudaram-se para o sopé do Morro da Mesa, a 30 quilômetros da região explorada até então, às margens do Rio Poxoréu. Assentaram-se os começos de Poxoréu. A primeira denominação do lugar foi Morro da Mesa, em referência ao exuberante morro que tem a forma de mesa talhada em arenito triássico. Posteriormente o nome foi alterado para Poxoréu. A denominação, de certa forma, foi uma homenagem ao povo boróro.
Turismo: O turismo em Poxoréu ainda é incipiente, mas muito promissor. Rodeada por morrarias que contribuem para a formação de mirantes e belas cachoeiras, a região de Poxoréu propicia passeios, trilhas e descoberta de novas paisagens.
Economia: Uma das principais atividades econômicas é a agricultura, com destaque para o soja, milho e arroz, culturas perenes (como a seringueira) e plantações de subsistência; a pecuária é de cria, recria, corte e leiteiro; há extrativismo mineral (diamantes).
Site: http://www.poxoreu.mt.gov.br/
Aniversário: 26 de outubro