Notícias
Pontalina - GO
Turismo: Pontos turísticos que constam no município de Pontalina, são: Rio dos Bois e o Rio Meia Ponte.
Economia: Inicialmente sua economia baseava-se na agricultura e pecuária. A cidade diversificou sua economia, investindo em outras áreas e tornou-se um Pólo de Confecção, principalmente de roupa íntima que chega a ser até exportada. O impacto foi tanto que hoje há escassez de mão de obra. Em Pontalina, a economia gira e torno da confecção de roupas intimas, para consumo local, estadual, nacional e em algumas confecções internacional. Pontalina é considerada a cidade da moda com o maior número de confecções do estado de Goiás. Existem cerca de mais cem confecções em Pontalina. Mas a atividade agropecuária não foi esquecida, desenvolveu-se e modernizou-se. E o comércio também foi afetado positivamente. Apesar de estar em pleno desenvolvimento.
História: As primeiras penetrações em território pontalinense perdem-se no tempo e no espaço, tendo por tradição, que seus povoadores vieram da capitania de Minas Gerais. As causas que deram origem ao povoado são em sua maioria de origem religiosa e econômicas, apoiada pelo espírito bandeirantista dos nossos patriarcas.
Esse primeiro povoamento deu-se numa ponta de terras, daí o nome pontal, cercadas por 3 pequenos córregos, erguendo se ali uma capela em homenagem a santa Rita, daí o nome Santa Rita do Pontal. Iniciando se assim, “grosso modo” nossa história, acredita ser que essas primeiras populações imigradas, eram tradicionalmente agrícolas, fugindo do fim do ciclo do ouro mineiro penetrando no território brasileiro até chegar na região.
As principais correntes de povoamento foram nacionais, compondo-se de indivíduos de todas as profissões, com predomínio em volumes, a das classes rurais que exploram a agricultura e a pecuária. Em 31 de outubro de 1938, a então Vila de Santa Rita do Pontal foi elevada à categoria de cidade com a denominação de Pontalina.
Site: https://pontalina.go.gov.br/2021/
Aniversário: 31 de outubro