Notícias
Itumbiara - GO
Turismo: O ecoturismo é o grande responsável pelo turismo de Itumbiara, um dos caminhos para o desenvolvimento da cidade. Isso caracteriza-se pelas vantagens competitivas da localidade neste quesito, com um destaque maior para o grande Lago da Represa do Rio Paranaíba. Nos últimos anos, tornou-se frequentes na região do Lago da Represa do Rio Paranaíba encontros entre pescadores e equipes de pesca para a prática de pesca esportiva.
O Kartódromo Internacional Dr Henrique Santillo, situado ao centro-oeste da cidade, é sede de eventos regionais, nacionais e internacionais. Possui capacidade para 5 000 pessoas. Entre os principais pontos turísticos naturais do município estão o Rio Paranaíba, destacando-se como um enorme espelho que reflete de os edifícios bem construídos que lhe margeiam, de um lado, e do lado oposto, o estado de Minas Gerais; e a Cachoeira do Salitre, situada na zona rural do município. Entre os pontos turísticos históricos estão a A Praça Matriz e a ponte pênsil Affonso Penna.
História: Segundo reza a tradição, lá pelos idos de 1824, o Deputado Imperial Marechal Raymundo José da Cunha Mattos, fez votar uma Lei na Câmara da Corte, autorizando a abertura de uma “estrada variante”, que partindo da Estrada Geral do Anhanguera, do povoado de Uberaba, antiga Farinha Podre como era conhecida, dirigindo-se à Goiás passando pelos povoados Santa Maria e Monte Alegre, atravessando o rio Paranaíba, onde se construiu um Porto de passagem em balsa, pelo sr.
A estrada Geral em Bonfim hoje a cidade de Silvânia. Junto a esse porto no rio Paranaíba formou-se um povoado. Vieram em seguida outras famílias, e logo tiveram a ideia de construir uma capela. A origem da padroeira da cidade, segundo reza a tradição, em 1840, o Sr. Antônio Rodrigues estava gravemente doente, seu irmão João Rodrigues fez uma promessa a Santa Rita de construir uma Capela, com invocação à Santa, caso seu irmão fosse curado do mal que tanto o atingia. Seus votos foram atendidos e cumpriram a promessa. Os irmãos João Rodrigues e Antônio Rodrigues, construíram uma capela, para colocar a imagem prometida de Santa Rita. Assim deu origem a Padroeira da cidade. Em 02 de agosto de 1842, a Igreja de Santa Rita de cássia foi elevada a Paróquia pelo Bispo de Goiás, Dom Prudêncio.
Santa Rita do Paranahyba (Itumbiara), foi solenemente instalada em 12 de outubro de 1909, para tanto passou por: Povoado 1824, Porto em 21 de abril de 1842 e elevado à categoria de Arrayal e Freguesia pertencente ao município de Morrinhos. Em 31 de dezembro de 1943 a cidade sofre alteração do nome da cidade, passa a denominar Itumbiara (tupi guarani – Caminho da Cachoeira), pelo prefeito Dr. José Gomes de Lima.
Economia: Itumbiara desempenha papel importante como polo de concentração econômica das atividades vinculadas ao campo e como importante polo industrial. O crescimento do município ocorreu em duas etapas, sendo a primeira na década de 1950, motivada pela agricultura, com a produção de arroz e posteriormente milho, e em 1972, com a chegada de Furnas à Itumbiara. A empresa aproveitou o potencial energético do Rio Paranaíba para construir sua maior usina hidrelétrica.
Historicamente, o Estado de Goiás teve grande impulso com a agropecuária alavancando a criação da agroindústria e, posteriormente, atraindo outras indústrias, como no caso de Itumbiara, devido sua localização ou pela intervenção pública por meio de incentivos fiscais.
Site: https://itumbiara.go.gov.br/
Aniversário: 12 de outubro