Notícias
Guapó - GO
Turismo: As festas mais populares são a do padroeiro, São Sebastião, em janeiro, de Santa Luzia e São José, no segundo domingo de maio. A cidade tem ainda como atração, a Festa Agropecuária, no mês de abril e as Vaquejadas. A conhecida Pedra Grande é a principal atração turística do município.
História: As terras que formam Guapó, pertenceram a Trindade. Como na maioria dos povoamentos goianos, a construção de uma capela foi o marco inicial da povoação. A doação do terreno foi feita por Manoel Pereira de Ávila, para a formação do patrimônio que aumentou notavelmente em consequência de suas grandes possibilidades econômicas e de seus recursos naturais.
Inaugurada a capela em 1905, e diante do crescimento, o povoado, em março de 1914, foi elevado à categoria de Distrito de Trindade, com o nome de São Sebastião do Ribeirão e, com a transferência da Capital do Estado para Goiânia, foi desanexado de Trindade e incorporado às terras goianienses.
Em 1938, quando da fixação do quadro territorial do Estado, o Distrito de São Sebastião do Ribeirão passou à denominação de Ribeirão. Em 31 de dezembro de 1943, este distrito passou a se denominar Guapó, tornando-se município de 8 de outubro de 1948, instalado solenemente no dia 1º de janeiro de 1949.
Economia: Guapó - GO é uma pequena cidade que se destaca pelo elevado potencial de consumo e por apresentar novas oportunidades de negócios. Por outro lado, a baixa regularidade das vendas no ano é um fator de atenção. Banhado pelo rio dos bois, o município baseia sua economia na produção agropecuária e industrial. Na cidade há indústria de cerâmica, frigorífica, olarias, serrarias, curtumes e fábricas de postes. Guapó é rico em recursos minerais, onde se destacam os minérios não metálicos, calcário, caulim e argila.
Site: https://www.guapo.go.gov.br/
Aniversário: 08 de outubro