Notícias
Goiânia - GO
Turismo: Goiânia é a capital com o maior índice de área verde por habitante do Brasil. Os parques, a rede hoteleira e a boa gastronomia fazem com que a cidade tenha seu destaque cultural e corporativo no turismo.
Pontos Turísticos: Conheça alguns dos principais pontos turísticos de Goiânia: Bosque dos Buritis: o parque mais central de Goiânia, cheio de pequenos animais, permite passeio por entre as alamedas cercadas de árvores. Horto Florestal: abriga o Lago das Rosas e o Jardim Zoológico. É uma grande área verde que serve de lazer para famílias nos finais de semana. Parque Flamboyant: próximo ao estádio Serra Dourada, o parque possui dois lagos, pista para caminhada, pista para ciclismo e parque infantil, entre outras atrações. Feira Cora Coralina: acontece aos sábados, na tradicional Rua do Lazer, tem o nome de uma das mais ilustres poetisas do estado.
História: Desde a Proclamação da República, em 1889, a transferência da capital goiana da cidade de Goiás, criada no século XVIII, já era discutida. A Constituição de 1891, no entanto, manteve a capital na antiga região aurífera. Com o fim do período do ouro, a velha Goiás, antiga Vila Boa, começou a perder a hegemonia econômica e cidades envolvidas com a criação de gado e agricultura, localizadas mais ao Sul do Estado, passaram a ter mais importância do que a capital.
Em 1932, Pedro Ludovico instituiu uma comissão, presidida por D. Emanuel Gomes de Oliveira, que deveria discutir e escolher o melhor local para a construção da nova capital. A resistência da forte oposição a Pedro Ludovico considerava dispendiosa e desnecessária a mudança da Capital, mas o interventor, bem como a cúpula dos revolucionários de 1930, consideravam a construção de uma nova cidade como investimento e não gastos desnecessários.
De acordo com relatos históricos, o nome sugerido para a nova capital de Goiás teria sido “Petrônia”, em homenagem ao seu fundador Pedro Ludovico. O jornal O Social havia realizado um concurso cultural com seus leitores para o batismo da nova cidade. Dois nomes concorreram: Petrônia e Goiânia. O primeiro foi escolhido por 68 leitores do jornal, enquanto Goiânia obteve menos de 10 votos. Pedro Ludovico, no entanto, por razões que ele nunca revelou a ninguém, preferiu Goiânia e em decreto de 2 de agosto de 1935 formalizou o nome da nova capital.
Economia: A economia goianiense era, há algumas décadas, pautada essencialmente pelo setor primário, com destaque para as atividades agropecuárias que ganharam maior força com o avanço da fronteira agrícola para o Cerrado na segunda metade do século XX. O setor secundário, formado pela indústria, responde por uma parcela de 14,6% da economia goianiense, e possui maior força em escala local do que regional. Os ramos produtivos que se sobressaem são o farmacêutico, de alimentos, da construção civil, e têxtil. A contribuição da agropecuária é menor e agrega menos de 1% à economia municipal. Entre os principais produtos, estão tomate, milho, mandioca, soja, arroz, além da criação de gado e galináceos.
Site: https://www.goiania.go.gov.br/
Aniversário: 24 de outubro