Notícias
Crixás - GO
Turismo: Turistas em busca de lazer, sempre visitam as praias que se formam durante os meses de seca (que geralmente, vai de junho a setembro) nos rios Araguaia com suas praias, e a Piracema quando os peixes sobem o rio para desovar nas cabeceiras. Além desses pontos turísticos, a cidade possui essas outras opções, que são: Rio Bandeirantes, Barra do Rio do Peixe com o Rio Araguaia, Lago Funil, Rio Crixás Mirim, Rio Crixás Assú do Peixe e São José dos Bandeirantes.
História: A colonização de Crixás, região compreendida entre os Rios Crixás-Açu e Crixás-Mirim, iniciou-se com a passagem da bandeira chefiada por Bartolomeu Bueno, filho do Anhanguera, em 1726, quando ali se descobriram ricas minas de ouro. A região era habitada pelos índios “Kirirás” ou Curuchás, cuja tradução do tupi: Crixás deu origem à denominação dos dois grandes rios e da povoação nascente.
A fundação do povoado é atribuída ao bandeirante Manoel Rodrigues Tomás, companheiro de Bartolomeu, no período de 1726 a 1734, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição, mais tarde Crixás. Segundo outra corrente histórica, foi o sertanista Domingos Pires o fundador da povoação de CRIXÁS, em 1734, elevada a “arraial” em 1740. Em janeiro de 1755, o arraial de Crixás foi elevado a paróquia, condição em que permaneceu por quase dois séculos, tornando-se sede da vila transferida de Pilar, a cujo distrito pertencia.
No auge da exploração aurífera, integrou-se na história de Crixás o geólogo Albrecht Pedro Dutz, o Alemão, descobridor das famosas minas de ouro “chapéu de Sol, e Venâncio, em terras posteriormente adquiridas por uma Companhia Inglesa, cuja exploração durou até 1923, quando os ingleses se evadiram com todo o ouro fundido, em virtude de revolta no garimpo.
Economia: Atualmente, Crixás destaca-se, em termos de Estado, na criação de rebanho bovino, representando a pecuária o sustentáculo de sua economia, embora seu solo seja bastante rico em “minérios”. Os rios levam milhares de pescadores anualmente em busca de grandes peixes, isso movimenta cada vez mais a economia do município.
Site: https://www.campinorte.go.gov.br/
Aniversário: 30 de outubro