Notícias
Abadiânia - GO
Turismo: A base turística na cidade que predominava era o turismo religioso, um outro ponto turístico de Abadiânia é o lago artificial formado pela usina hidrelétrica de Corumbá IV que gera energia para Brasília.
História: Os responsáveis pelo povoamento da Região foram os habitantes de Corumbá de Goiás, atraídos pela fertilidade das terras para a exploração agrícola e pastoril, nas margens do Rio Capivari e Córrego Caruru.
A fundação do povoado se processou em 1874 com a realização de rezas, sob a direção de Dona Emerenciana, primeira moradora do local, onde se originou o núcleo urbano, inicialmente, o movimento dos fiéis se fazia em modesta capelinha de pau-a-pique; mais tarde, as festividades religiosas transformaram-se em grandes romarias em louvor a Nossa Senhora da Abadia, e foram o fator principal para o crescimento da povoação.
Em 1 de dezembro de 1943, o povoado passou à condição de distrito, do Município de Corumbá de Goiás com a denominação de "Abadiânia", topônimo em louvor à Padroeira, Nossa Senhora da Abadia, instalado oficialmente em 2 de janeiro de 1944.
Economia: A cidade era importante referência do turismo religioso, o que movimentava a economia do município. Mas, devido alguns fatos que aconteceram na cidade, envolvendo a religiosidade, as pousadas, hotéis e lojas foram fechadas. Porém, empresários percebendo esse caos de desemprego, começaram a levar algumas empresas industriais para movimentar a economia da cidade. Atualmente, a atividade econômica está sendo a agropecuária e pecuária.
Site: https://www.abadiania.go.gov.br/
Aniversário: 20 de outubro