Notícias
Panamá-GO
A Sudeco deseja um feliz aniversário ao município goiano de Panamá!
A história do município de Panamá, no estado de Goiás, tem suas origens em meados de 1917 e 1918, quando Tereza Maria de Jesus, seu esposo, Onório Borges do Carmo, e mais um grupo de vizinhos iniciaram um povoado, que mais tarde recebeu o nome de “Terra Quebrada” devido aos grandes declínios do solo da região.
Anos depois, o povoado foi batizado de Divinópolis para homenagear o padroeiro Divino Pai Eterno. E em 1931, foi elevado à categoria de Distrito da Comarca de Itumbiara-GO.
Por volta de 1932, um casal de panamenhos viajantes da América Central chegou ao povoado de Divinópolis e se estabeleceu às margens de um ribeirão batizado de Ribeirão Panamá em sua homenagem. Mas, somente duas décadas depois foi criado o município de Panamá.
A presença de vastos solos férteis em sua região permite, desde os primórdios de sua criação, a prática da agricultura e da pecuária. Além disso, a extração vegetal e a silvicultura também estimulam o crescimento econômico da cidade.
Todos os anos, em junho, a cidade é movimentada pela chegada de cerca de 150 mil devotos vindos de diversas partes do Brasil para a celebração da Festa do Divino Pai Eterno. A festa tradicional goiana dura 11 dias e tem a Romaria de Trindade como o ato principal. O festejo marca com carinho, missas, música e muitas atrações o coração daqueles que participam do evento.