Notícias
Lançamento do FCO Pantanal é pauta do próximo CONDEL
No dia 11 de setembro de 2024, durante a reunião do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel), a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) colocará em pauta o FCO Pantanal na Programação do FCO de 2024. A proposta da criação da Autarquia visa oferecer condições diferenciadas de carência, prazo e limite financiáveis, encargos financeiros para os empreendimentos localizados em áreas impactadas pela estiagem e queimadas ocorridas no bioma Pantanal, em todas as linhas de financiamento (Condições Especiais - FCO Pantanal).
A iniciativa busca auxiliar empreendedores e produtores rurais que tiveram suas atividades prejudicadas pela severa estiagem e pelas queimadas que têm afetado o bioma Pantanal devido às mudanças climáticas dos últimos anos. O objetivo é promover o manejo integrado do fogo e incentivar a adoção de técnicas agropecuárias sustentáveis.
De acordo com a proposta da Sudeco, as condições especiais de financiamento beneficiarão os empreendedores, com limites financiáveis de até 100%, além de prazos de carência estendidos em até 1 (um) ano e prazos de pagamento prolongados em até 2 (dois) anos, para todas as linhas de financiamento, conforme a capacidade de pagamento dos beneficiários. Para capital de giro/custeio, os limites serão maiores do que os das linhas de financiamento tradicionais, podendo alcançar até 40% do valor financiado pelo FCO.
A superintendente Luciana Barros destacou a preocupação do Governo Federal com as áreas afetadas pelas queimadas e incêndios no Pantanal: “Estamos trabalhando nesta linha emergencial para as pessoas que estão sofrendo diretamente no Pantanal. O financiamento abrangerá investimentos na recuperação de pastagens, infraestrutura rural, compra de insumos, entre outras atividades.”
Por Thamy Frisselli