Centro-Oeste comemora 7 anos de atuação da Sudeco
A Sudeco, nas comemorações pela passagem dos seus sete anos agradece a todos que contribuem para a construção dessa bela história em prol do desenvolvimento do centro-oeste
A Sudeco, nas comemorações pela passagem dos seus sete anos agradece a todos que contribuem para a construção dessa bela história em prol do desenvolvimento do centro-oeste
Com o ressurgimento do empreendedorismo, o gestor inovador enfrenta riscos e incertezas, em troca de projetos desafiadores, na incessante busca de maior autonomia, satisfação e desenvolvimento sustentável.
A Região Integrada de Desenvolvimento - (Ride-DF), conta hoje com 19 municípios goianos e dois de Minas Gerais, além do Distrito Federal. O projeto em tramitação no Congresso prevê a inclusão de 11 municípios de Goiás e mais dois municípios de Minas Gerais. Criada pela Lei Complementar 94/1998, a região é composta atualmente, por 22 municípios. O projeto visa apenas ampliar a área de abrangência da Ride, com base no argumento de que existe um conjunto de municípios limítrofes a essa região que apresentam uma forte ligação socioeconômica com o Distrito Federal.
Com o objetivo de consolidar parcerias institucionais junto às prefeituras, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste - (Sudeco), participou na manhã desta quarta-feira (25), do encontro na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande
A Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste- Sudeco realizará palestra com plano de ação para orientar e auxiliar os prefeitos e auxiliares, no próximo dia (25), às 9:00h, no auditório da associação dos municípios do Mato Grosso do Sul – ASSOMASUL, Campo Grande – MS.
Executivos participaram do fórum que debateu Infraestrutura, Inovação e Potencial de mercado, nesta quinta-feira (19), no centro de convenções Brasil 21. A capacidade de adaptação das empresas diante de cenários dinâmicos de mercado foi abordada pelos painelistas no Fórum DF 2030 da Amcham que debateram temas relevantes e de sustentabilidade.
Destas propostas (47) foram do estado de Goiás, (24), do Mato Grosso, e (11), do Mato Grosso do sul. Os montantes de recursos alocados somam 30 milhões que serão destinados nestes três estados
O superintendente da Sudeco, Marcos Henrique Derzi Wasilewski, esteve, nesta segunda-feira (16), no Plenário da Assembleia Legislativa de MS, em Campo Grande, em audiência pública onde está sendo realizado o primeiro debate a respeito da proposta que cria a Política de Gestão e Proteção do Bioma Pantanal, situado em áreas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (PLS 750/2011).
O diretor de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos, da Sudeco, Edmilson Alves, assinou nesta sexta feira (13), com a Universidade Federal do Mato Grosso - Campus de Rondonópolis, Protocolo de Intenções
Na última quarta-feira (11), aconteceu na Sudeco a 23ª reunião ordinária do Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - (Coaride)
A Sudeco promoverá, em Brasília (DF), a 23ª Reunião Ordinária do Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Coaride)
A Sudeco realizará na próxima segunda-feira (9) uma palestra sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) como parte da programação da 17º edição da TECNOSHOW em Rio Verde de Goiás.
O superintendente da Sudeco, Marcos Henrique Derzi Wasilewski, esteve, nesta sexta-feira (06), no Plenário da Câmara de Vereadores de Mundo Novo (MS), para apresentar para os consorciados do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul do Mato Grosso do Sul (Conisul) as ações da autarquia para o desenvolvimento da região.
A Sudeco se fará presente na Expogrande por meio de seu superintendente, Marcos Henrique Derzi Wasilewski, e do chefe de gabinete da autarquia, Luiz Renato Adler Ralho. Durante o evento, Luiz Renato irá palestrar a respeito do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), na sexta-feira (6).
Aconteceu nesta quarta-feira (4), no Senado Federal, audiência pública da comissão mista destinada a examinar e emitir parecer sobre a Medida Provisória nº 812/2017, que altera a forma de cálculo das taxas de juros para empréstimos dos fundos constitucionais. A Sudeco, convidada para o debate, foi representada pelo assessor de gabinete Márcio Scatena Vilar, pelo diretor de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos, Edimilson Alves, e pela coordenadora-geral de Gestão de Fundos e Promoção de Investimentos, Luciana de Sousa Barros
Investidores do segmento rural e empresarial de Mato Grosso contrataram mais recursos este ano do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). No 1º bimestre de 2018 foram captados R$ 682,5 milhões do fundo de crédito, administrado pelo Ministério da Integração Nacional, pela Sudeco e pelo Banco do Brasil.
Por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, o governo de Mato Grosso entregou caminhões e tratores - provenientes de emendas de bancada alocadas na Sudeco - para a agricultura familiar.
Em reconhecimento à agropecuária como a grande propulsora da economia da região Centro-Oeste, a Sudeco ressalta a erradicação da Febre Aftosa no Brasil, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a ser oficializada em maio.
Como resultado dos convênios firmados com a Sudeco, o governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, fará a entrega de patrulhas mecanizadas e caminhões na quinta-feira (29), às 9h, no município de Várzea Grande.
Nesta sexta-feira (23), último dia do 8º Fórum Mundial da Água, foi formada uma coalizão de 21 instituições governamentais e da sociedade com o objetivo de preservar a maior bacia hidrográfica do Centro-Oeste, A Bacia do Descoberto. A Aliança visa ampliar as atividades de proteção ambiental já desenvolvidas no local e apoiar o desenvolvimento da agricultura sustentável.
Comprometida com a sustentabilidade ambiental, a Sudeco firmou parceria com a Agência Nacional de Águas (Ana) e com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) para formar a Aliança pelo Descoberto. Nesta sexta (23), às 17h, ocorre a assinatura do Termo de Cooperação Sudeco-Ana Aliança pelo Descoberto, na sala de diálogo Águas em Movimento, na Vila Cidadã do 8º Fórum Mundial da Água (Estádio Nacional Mané Garrincha).
Participantes do Show Safra, uma grande feira agropecuária realizada anualmente em Lucas do Rio Verde (MT), tiveram a oportunidade de conhecer o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). A coordenadora-geral de Gestão de Fundos e Promoção de Investimentos da Sudeco, Luciana de Sousa Barros, e o assessor da superintendência, Marcio Scatena Villar, palestraram sobre o Fundo durante o evento.
A Sudeco se fez presente na Conferência Visão 2035: Brasil Desenvolvido, promovida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do seu superintendente Marcos Henrique Derzi Wasilewski, e do coordenador de Planos e Projetos Especiais, Carlos Henrique de Araújo Filho.
A falta d´água é uma preocupação mundial e no Brasil, que concentra 12% da água potável do planeta, não seria diferente. O País sedia, pela primeira vez no hemisfério Sul, o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, no Distrito Federal.
A Sudeco está presente no 8º Fórum Mundial da Água, com um estande localizado na Feira, que acontece até a próxima sexta-feira (23), no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF). Representantes da autarquia estão recebendo visitantes do Brasil e do exterior.
O Banco de Projetos da Sudeco foi lançado nesta segunda-feira (19) no auditório da Federação Goiana de Municípios (FGM), em Goiânia (GO). Prefeitos de diversos municípios goianos estiveram presentes no evento que apresentou a carteira de projetos estruturantes elaborada pelos técnicos da Sudeco para levar desenvolvimento às localidades do Centro-Oeste.
Na 4ª edição da Exposição de Tecnologias para a Agricultura e a Pecuária de Goiás - Expotec Embrapa 2018, evento que acontece anualmente na sede da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO), a Sudeco e a Emprapa apresentaram para 1.300 participantes, entre estudantes de agronomia e áreas afins, produtores rurais, pecuaristas, técnicos agrícolas e pesquisadores o projeto que busca melhorar a eficiência na criação de gado de corte no Goiás.
Servidores municipais de Mato Grosso terão oportunidade para esclarecer dúvidas a respeito de projetos para a celebração de convênios com a Sudeco, durante Oficina que será realizada na terça-feira (20), às 9h30, no auditório do 2º andar da Secretaria de Estado das Cidades, localizada no Palácio Paiaguás, Centro Político Administrativo, em Cuiabá (MT).
Durante o Seminário Estadual: Lançamento do Banco de Projetos os prefeitos dos municípios do Estado de Goiás terão a oportunidade de conhecer a carteira de projetos da Sudeco.
A Sudeco estará presente no 8º Fórum Mundial da Água, que acontece de 18 a 23 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Representantes da autarquia estarão em um estande compartilhado com a Funasa para divulgar as ações da superintendência.