Notícias
Sudeco lançou nesta quinta-feira o Programa de Integridade
A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) lançou nesta quinta-feira (17) seu Programa de Integridade - Sudeco + Íntegra. O Programa visa identificar e mitigar riscos, bem como implementar ações voltadas para a prevenção, detecção e correção de possíveis irregularidades dentro da autarquia.
Entre as ações previstas estão as propostas das instâncias de integridade para as melhorias de estruturas, criação de fluxos e processos para fortalecer a capacidade de gestão e lidar com questões que envolvam possíveis violações de integridade. Para a superintendente da Sudeco, Luciana Barros, é fundamental todo esse processo com o objetivo de fortalecer a ética e a transparência dos nossos atos.
O processo de elaboração do programa seguiu as orientações da Controladoria-Geral da União (CGU) e inclui ações estratégicas para prevenir e combater fraudes e corrupção. O coordenador-geral de Programas de Integridade substituto da CGU, João Paulo de Alexandre de Souza, pontuou que nós devemos ser íntegros e ser íntegro, em temos de integridade institucional, é entregar valor público para a sociedade.
Flávia Sousa, chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional - MIDR, destacou que um dos pilares do programa é o apoio da alta administração e reconheceu a participação ativa da superintendente e os coordenadores na iniciativa.
Entre os convidados presentes na sessão, também estavam a ouvidora, Paula Yida e a corregedora, Valéria Paiva, todas representantes do MIDR.
O Plano de Integridade é uma peça central do programa, que consiste em um conjunto de medidas que garantem o cumprimento de normas internas, legislação vigente, regulamentações e padrões éticos. A iniciativa está alinhada com o DECRETO Nº 9.203, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2017 e o DECRETO Nº 11.529, DE 16 DE MAIO DE 2023, que exige que cada órgão público desenvolva seu próprio Plano de Integridade.
por Marquelle Antunes