Notícias
Em parceria com a Sudeco, IF de Mato Grosso conclui vistorias de obras no estado
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Várzea Grande, concluiu o acompanhamento da execução de obras de desenvolvimento regional financiadas pela Sudeco em municípios mato-grossenses. A parceria aconteceu por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED n° 7 de 2023) firmado entre a autarquia e o Instituto, e vistoriou 31 instrumentos de convênios.
O projeto foi desenvolvido com intuito de otimizar a logística de fiscalização das obras e, ao mesmo tempo, possibilitar que o corpo técnico da autarquia dê andamento a convênios com mais municípios do Centro-Oeste. Além de fomentar o desenvolvimento da região, o trabalho conjunto proporcionou um objeto de estudo e pesquisa, oferecendo oportunidade de aprendizado a estudantes do Instituto.
Para o técnico da Sudeco, Guilherme Piloni, a parceria permitiu concluir todo trabalho de fiscalização de obras em Mato Grosso: “Quando iniciamos o levantamento há alguns anos, aproximadamente 80% das obras executadas no estado estavam aguardando inspeções. O IFMT realizou um trabalho de qualidade excepcional, permitindo a conclusão de 100% das análises”, disse.
Raimundo Veloso, diretor de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos (DIPGF) da Sudeco, vê a conclusão do trabalho de forma positiva para a autarquia: “É extremamente valioso ter esses parceiros conosco para aprimorar a atuação do Governo Federal, por meio da Sudeco, em todas as regiões do Centro-Oeste. Os relatórios foram meticulosamente elaborados e é gratificante saber que esse trabalho contribuiu para o desenvolvimento profissional dos estudantes locais. Isso nos enche de orgulho. Nosso objetivo é manter essa parceria!”, parabenizou.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora e doutora Sandra Maria de Lima, o trabalho foi um marco inovador para ambas as autarquias: “Essa era uma demanda significativa que precisava ser resolvida para não impactar negativamente o desenvolvimento dos municípios de Mato Grosso. Além disso, conseguimos unir nossas experiências e habilidades para criar um projeto de extensão tecnológica, planejando meticulosamente a elaboração, a precificação, a logística e a execução dos Relatórios de Acompanhamento Físico das Obras, produto deste Projeto”, enfatizou.
Sandra Lima destaca o retorno educacional e profissional para os estudantes dos cursos Técnicos em Edificações e Desenho de Construção Civil do IFMT: “Sem dúvidas, acabou sendo um campo fértil para o aprendizado e o amadurecimento dos estudantes. O trabalho permitiu que os alunos visitassem várias cidades, realizassem análises quantitativas e qualitativas de obras de infraestrutura, e tivessem uma visão mais ampla da importância dos profissionais da construção civil. Eles também puderam entender melhor o papel da Sudeco, dos governos municipais, estaduais e federais no desenvolvimento das cidades”, comemorou.
O próximo passo é que os técnicos da Sudeco avaliem os apontamentos feitos nos relatórios.
Por Ricardo Vaz