Notícias
Parceria entre Sudeco e IF de Mato Grosso leva oportunidades a estudantes de baixa renda
Na última quinta-feira (21), durante a Caravana da Sudeco, a equipe da Diretoria de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos da Sudeco (DIPGF) esteve na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Várzea Grande, em uma visita de cortesia para tratar sobre o Termo de Execução Descentralizada (TED nº 7 de 2023), que tem por objetivo o acompanhamento da execução das obras de Desenvolvimento Regional financiadas pela autarquia em municípios de Mato Grosso.
O projeto foi desenvolvido com intuito de otimizar a logística da fiscalização das obras e, ao mesmo tempo, possibilitar que o corpo técnico da autarquia dê andamento a convênios com mais municípios do Centro-Oeste. Além de fomentar o desenvolvimento da região, a parceria oferece oportunidades de aprendizado ao proporcionar um objeto de estudo e pesquisa a estudantes de baixa renda bolsistas do Instituto.
De acordo com o diretor de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos (DIPGF) da Sudeco, Raimundo Veloso, o TED celebrado entre a Sudeco e o IFMT tem um aspecto positivo pois fortalece o caminho da educação profissional: “As prefeituras mais afastadas dos grandes centros acabam tendo algumas dificuldades de encontrar engenheiros que atendam às exigências da legislação e, com a parceria, além de facilitar esse trabalho de fiscalização, o Instituto proporciona aos alunos essa experiência "in loco" preparando-os para o mercado de trabalho, onde todo mundo ganha”, enfatizou.
Para a coordenadora do projeto, professora e doutora Sandra Maria de Lima, a parceria permite que o IFMT seja um colaborador atuante no estado: “Nós elaboramos o projeto 'Acompanhamento de obras de desenvolvimento regional no itinerário formativo da educação profissional' incluindo 31 cidades de Mato Grosso com obras a serem vistoriadas. Essas cidades foram agrupadas em 12 rotas, e cada rota é executada por um técnico, servidor(a) do IFMT com registro no Conselho Regional de Engenharia (CREA) ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)”, explicou.
Durante a visita, Sandra Lima ressaltou o impacto positivo que o projeto tem na vida de estudantes de baixa renda: “Cerca de 70% dos nossos alunos são bolsistas e estão em situação de vulnerabilidade. Dar essa oportunidade contribui para que eles melhorem de vida não só do ponto educacional, como econômico”, disse.
De acordo com a professora, a seleção dos alunos acontece por meio de provas com questões voltadas para assuntos específicos: “Nós temos 22 alunos que foram selecionados por meio de edital dos cursos técnicos de edificações e desenho de construção civil e, além da visita da execução da obra, a gente vai trocando experiências de vida com os alunos, vamos escutando e aprendendo mais qual é a realidade deles”, comentou. Sandra Lima explica que a aplicação do edital contribui não só para seleção de bons alunos como, também, para a transparência da utilização dos recursos públicos.
Para Alcides José de Moraes Neto, um dos estudantes do 6º semestre de Edificações envolvidos no projeto, a experiência agrega na vida profissional: “O projeto nos oferece uma visão mais realista dessas atividades. Acredito também que é uma oportunidade única de viajarmos e entender mais sobre o ofício, as necessidades locais, criando uma rede de contatos com os profissionais do campus e das prefeituras”, concluiu.
Ainda, durante a visita, a equipe da Sudeco foi convidada pelo reitor do IFMT, Júlio César dos Santos, para uma reunião com diretores dos IF do estado, e durante o encontro puderam falar mais sobre a parceria e o intuito de prorrogar o projeto.
Outro TED com igual objetivo está em processo de finalização com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para fiscalização de obras que contam com os recursos da Sudeco em Mato Grosso do Sul. As obras no estado de Goiás e no Distrito Federal serão acompanhadas pela equipe da Sudeco devido à proximidade da sede com as regiões.
Por Ricardo Vaz
Com informações do IFMT