Notícias
Goiânia recebe Caravana da Sudeco
Nesta segunda-feira (30), aconteceu em Goiânia, Goiás, mais uma etapa da Caravana da Sudeco, que oferece atendimentos com orientações e informações sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e Fundo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), preenchimento das Cartas-Consultas do FCO Digital, além da celebração de convênios. A edição acontece hoje e amanhã, das 9h às 17h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.
A Caravana da Sudeco já percorreu as capitais de Mato Grosso do Sul, onde foi lançado o FCO Mulher Empreendedora e FCO Irrigação e Mato Grosso. A próxima etapa acontecerá no Distrito Federal. Para o próximo ano, a ideia é retornar aos estados de forma regionalizada, visitando os principais municípios com potencial de desenvolvimento.
Durante a abertura do evento, a superintendente da Sudeco, Rose Modesto, destacou a importância da Caravana para o desenvolvimento econômico do Centro-Oeste: “A nossa região cresceu muito nessas últimas décadas porque, de fato, conseguimos oferecer esses fundos de financiamento, com juros diferentes, prazos estendidos. O nosso desejo é que todas as pessoas tenham a chance de poder crescer, ampliar os seus negócios, seus investimentos, gerando renda e mais oportunidades para outras pessoas”, disse.
Rose disse que o estado de Goiás é referência nos investimentos dos fundos constitucionais e ressalta o empenho do governo estadual na fiscalização da utilização desses recursos: “O governador Ronaldo Caiado e sua equipe tem acompanhado de perto o destino do dinheiro, quem está tomando o financiamento, se esse tomador está gerando empregos etc. É muito importante essa lisura e essa vontade de ver esse financiamento chegando aonde precisa chegar, nas regiões mais necessitadas.” Completou.
Ainda, durante a abertura, foi lançado em Goiás a nova linha de crédito FCO Mulher Empreendedora, que tem por objetivo fortalecer a participação feminina na economia do Centro-Oeste por meio de condições diferenciadas de carência, prazo e limite financiável do FCO.
Rose falou da importância do projeto para a sociedade: “A região Centro-Oeste, infelizmente, é a segunda região mais violenta contra as mulheres. A gente sabe que essa questão da violência está ligada principalmente a questões econômicas. E é por isso que pensamos no FCO Mulher Empreendedora, uma forma de fazer com que as mulheres tenham, assim como os homens, também condições de poder abrir seu próprio negócio, de ter e gerar renda, conseguindo essa independência econômica e, ao mesmo tempo, incentivando outras mulheres a ter acesso a essas oportunidades” Concluiu.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ressaltou a importância do FCO para o estado goiano: “Durante o meu governo, foram investidos 15,6 bilhões no FCO em Goiás. São micro e pequenos empresários que necessitam desse apoio, com essas condições de carência, juros baixos e prazos estendidos. Muitas empresas em goiás nasceram a partir do FCO e é esse tipo de investimento que faz o nosso estado crescer” disse.
Caiado parabenizou, ainda, a superintendência pela iniciativa da Caravana: “Cumprimento à superintendente Rose Modesto e toda sua equipe pela grande capacidade de trabalho no desenvolvimento regional, pela iniciativa de levar Caravana aos estados e principalmente por essa nova linha de crédito do FCO Mulher Empreendedora, fomentando a profissionalização das mulheres, o que tem tudo a ver com a nossa política social do estado de Goiás” elogiou.
Participaram da abertura do evento o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o vice-governador, Daniel Vilela; os deputados federais, Flávia Morais e Zacarias Calil; o secretário de Estado da Retomada de Goiás, César Augusto; o vice-presidente de Negócios Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron; superintendente do Sebrae/GO, Antônio Carlos de Souza; superintendente da Cresol/GO, Jefferson Aparecido Rocha, a secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal (Sedfgo), Caroline Fleury; e o diretor de negócios do Sicoob, Ulisses Silva Vilela, entre outros representantes do Governo de Goiás e instituições goianas.
Durante o encontro foram assinados contratos de micro e pequenos produtores rurais e empresários com a utilização dos fundos FCO Mulher empreendedora e FCO Irrigação.
FCO Mulher Empreendedora
Com o objetivo de fortalecer a participação feminina na economia do Centro-Oeste, o FCO Mulher Empreendedora oferece financiamento com condições diferenciadas de carência, prazo e limite financiável do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) às empresas e propriedades rurais de menor porte dirigidas por mulheres ou que possuam em seu quadro ao menos 40% de participação de sócias mulheres.
Entre os benefícios do projeto estão o financiamento de até 100% do valor total do empreendimento, acréscimo de 1 ano para carência e 2 anos do prazo de pagamento em todas as linhas de financiamentos além dos que já são oferecidos pelo FCO, dispensa da apresentação de Carta-Consulta e limites diferenciados de capital de giro associado, podendo chegar até os 40%.
FCO Irrigação
O FCO Irrigação é voltado para produtores rurais cooperativas e associações que se dedicam às atividades produtivas no setor rural financiando serviços e projetos de irrigação e drenagem, infraestrutura hídrica como barragens, energia; além de financiamento para aquisição de equipamentos de irrigação.
Os prazos de investimento fixo vão até 12 anos, incluindo o período de carência de até 3 anos. Para máquinas e equipamentos, até 10 anos, também incluindo o período de carência de até 3 anos.
Por Ricardo Vaz