Notícias
COARIDE realiza 2ª reunião em 2023
Hoje, 13, o Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (COARIDE) realizou sua 25ª reunião ordinária na sede do Banco de Brasília – BRB.
Presentes na agenda, o Secretário Executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro de Moura, o Presidente do Banco BRB, Paulo Henrique Bezerra Rodrigue Costa, a superintendente da Sudeco, Rose Modesto, o Secretário-Executivo do COARIDE e Diretor de Planejamento e Avaliação da Sudeco, Renato Jorge, bem como diversos gestores e sociedade civil da RIDE.
As pautas destacadas durante a reunião, foram aprovadas por unanimidade: o calendário de reuniões para 2024, a viabilidade de expansão da área de atuação da SUDECO para incluir municípios do Estado de Minas Gerais; diagnóstico da iluminação pública da RIDE; a identidade visual do COARIDE; o Observatório RIDE, o Projeto de Desenvolvimento Regional e Integração das Cadeias Produtivas dos Municípios da RIDE - EXPORIDE e o Projeto Cidade Digna.
Para o Secretário Executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro de Moura, o retorno do COARIDE após 05 anos, fortalece a Sudeco, “Esta reunião de hoje e a primeira deste ano são uma retomada das políticas públicas específicas voltadas para o desenvolvimento da RIDE”, afirmou.
COARIDE
O Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (COARIDE) é o Conselho Administrativo da RIDE, criado pela Lei Complementar nº 94, de 19 de fevereiro de 1998, e regulamentado pelo Decreto nº 7469, de 04 de maio de 2011, para coordenar as atividades a serem desenvolvidas na RIDE.
Compete ao COARIDE:
- coordenar as ações dos entes federados que compõem a RIDE, visando ao desenvolvimento e à redução de suas desigualdades regionais;
- aprovar e supervisionar planos, programas e projetos para o desenvolvimento integrado da RIDE;
- programar a integração e a unificação dos serviços públicos que sejam comuns à RIDE;
- indicar providências para compatibilizar as ações desenvolvidas na RIDE com as demais ações e instituições de desenvolvimento regional;
- harmonizar os programas e projetos de interesse da RIDE com os planos regionais de desenvolvimento;
- coordenar a execução de programas e projetos de interesse da RIDE;
- aprovar seu Regimento Interno.