Notícias
Última Diretoria Colegiada de 2022 se reúne para aprovação de projetos importantes para o Centro-Oeste
Na manhã dessa quinta-feira, 15, aconteceu a 107ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).
Durante o encontro, a Diretoria de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos (DIPGF) apresentou projetos para analisar propostas de sete empresas para implantação de usinas de energia fotovoltaica nos municípios goianos de Vila Propício e Goianésia, que produzirão 350 megawatts de energia solar, injetando 112 megawatts médios no Sistema Interligado Nacional.
Além disso, a DIPGF apresentou proposta final de implementação das usinas fotovoltaicas Cristalina I e II, que injetarão cerca de 15,8 megawatts médio no Sistema Interligado Nacional, ambas no município de Cristalina/GO. Para o Superintendente da Sudeco, Nelson Fraga, a aprovação desses projetos é importante para regiões onde há deficiência de geração de energia sustentável.
A Diretoria de Planejamento e Avaliação (DPA) apresentou acordos de cooperação técnica com a Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para fomento, divulgação e certificação das chamadas “Cidades Inteligentes” – comunidades sustentáveis e resilientes – com o intuito de promover políticas públicas nesses municípios.
A DPA também apresentou propostas em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Agência Espacial Brasileira (AEB) para estudos e execuções de metodologias para implementação de sistema de conectividade em zonas longínquas. O objetivo é auxiliar o desenvolvimento dessas regiões por meio da inovação digital, utilizando os recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).
Com o propósito de priorizar a segurança cibernética da Superintendência, bem como, atualização de softwares que auxiliarão no melhor funcionamento dos processos administrativos, a Diretoria de Administração (DA) apresentou propostas de aquisições de notebooks e computadores.
Todas as proposições apresentadas foram aprovadas por unanimidade pelos membros.
Por Ricardo Vaz