Notícias
Sudeco planeja estimular desenvolvimento urbano e produtivo do Centro-Oeste com novas tecnologias israelenses
O Superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Nelson Fraga, e o Diretor da Diretoria de Planejamento e Avaliação (DPA), José Joaquim Carneiro, realizaram uma visita à Embaixada de Israel, juntamente com outros representantes deste setor, na terça-feira (8), com intuito de estreitar os laços entre esta autarquia e a delegação israelense.
Durante o encontro, foram apresentados equipamentos inovadores e de alta tecnologia voltados para a agricultura sustentável e de precisão. Estes são usados no processo de irrigação, tratamento de resíduos sólidos, produção modular de hortaliças, por meio de hidroponia e fertilizantes verdes, e sistema remoto de monitoramento de escassez hídrica em áreas de cultivo.
Além disso, também foi discutida a utilização de tecnologias de Israel para o desenvolvimento de smart cities, aplicadas na supervisão remota de consumo de água nas residências e na área de segurança pública, além de soluções avançadas em medicina diagnóstica.
Em setembro, a Sudeco já havia se reunido com o adido de Agronegócios e Água da Embaixada de Israel, Ari Fisher, que apresentou um modelo de biodigestor portátil, de tecnologia israelense, disponibilizado aos consórcios municipais brasileiros por meio da iniciativa Escolas +Verdes, criada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), que visa incitar a sustentabilidade nas escolas do país, por meio de ações de cidadania e educação ambiental.
A Sudeco e a Embaixada articulam a possibilidade de cooperações futuras, para progredir no compartilhamento de experiências e analisar como os estados da região Centro-Oeste, poderão se beneficiar com a expertise tecnológica de Israel.
Por Mariana Alves- estagiária de Jornalismo
*com informações da Diretoria de Planejamento e Avaliação (DPA) da Sudeco