Notícias
Sudeco apoia estudo sobre potencial do setor mineral em Goiás
O superintendente da Sudeco, Nelson Fraga, participou, neste dia 13, da assinatura do contrato para execução do projeto de “Mapeamento de oportunidades de crescimento do Setor Mineral em Goiás 2022-2042”, a convite da Secretaria de Estado de Indústria e Serviço (SIC) e da Universidade Federal de Goiás (UFG). A cerimônia ocorreu no Campus Samambaia da UFG, em Goiânia.
A Sudeco participa do contrato como testemunha, mas está diretamente ligada ao projeto por meio do convênio 919385/2021, no valor total de pouco mais de R$ 681 mil reais, para o mapeamento das potencialidade do setor mineral no estado de Goiás a fim de subsidiar a elaboração do Plano Estadual de Mineração do estado.
Entre os objetivos do estudo, destacam-se:
- a prospecção de ações estratégicas coordenadas entre os setores público e privado para o desenvolvimento da mineração até 2042,
- a projeção de oferta/demanda do setor de irrigação, e dos polos de turismo
- o diagnóstico da cadeia produtiva de agregados da construção civil
- a análise das oportunidades na mineração urbana no eixo Brasília-Goiânia,
- a compreensão do cenário de rejeitos do setor mineral, visando á proposição de alternativas sustentáveis, entre outros temas.
Para o superintendente Nelson, estudos dessa natureza têm muito valor para a tomada de decisões e para o direcionamento de políticas e recursos públicos: “Para aproveitarmos as oportunidades, precisamos primeiramente reconhecê-las e estarmos preparados para agir. E esse é justamente o objetivo desse estudo. O setor mineral é estratégico para o estado de Goiás e para o Centro-Oeste, e precisamos conhecer nossas riquezas para geri-las da forma mais eficiente possível”.