Notícias
Reestruturação de Cargos da Sudeco
Na mesa: Amália Cristina, Manoel Méscia, Gisele Santana, Kainã Aguiar, Rodrigo Sousa, Cesar Lima, Joaquim Carneiro, Nelson Fraga, Franciane Soares, Roberto Postiglione, Ana Paula, Dulce Abreu, Thaisa Brostel e Luís Gustavo.
A ação é resultado da reestruturação de cargos oportunizada pela Medida Provisória 1.042, de 14 de abril de 2021, depois transformada na Lei 14.204, que integra a estratégia implementada pelo governo federal de modernização da administração pública federal com o objetivo de construir um modelo de gestão mais ágil e eficiente.
A Lei determinou a criação de duas novas espécies de cargos (CCE e FCE), em substituição aos cargos DAS, FCPE, FCT/FG/GR e GT-AGU, estabelecendo ainda requisitos claros para sua ocupação. Importante destacar que a transformação de cargos fica condicionada expressamente ao não aumento de despesas.
Para o superintendente Nelson Fraga, trata-se do resultado de um trabalho coletivo iniciado logo após a edição da medida provisória em abril de 2021, com as primeiras tratativas com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para elaboração do decreto de reestruturação da Sudeco já em junho do mesmo ano. Para o dirigente, trata-se de uma vitória da instituição, que não teria ocorrido sem o comprometimento de todos os envolvidos, integrantes do gabinete, diretores, e servidores de todos os setores.
A nova estrutura de cargos da autarquia, estabelecida por meio do Decreto nº 11.057 de 29 de abril de 2022, e em conformidade com a lei 14.204, não trará novos gastos à Superintendência, mas permitirá modernizar a sua gestão, com uma alocação mais inteligente da força de trabalho. Além da valorização de servidores da casa, a reestruturação também permitiu a criação de setores, tornando necessária a elaboração de um novo regimento interno, mais condizente com a realidade da autarquia, outra demanda antiga da instituição, agora em fase de implementação.
Durante o evento, o superintendente agradeceu nominalmente a cada um dos diretores, enfatizando que "ninguém faz nada sozinho", tendo destacado a contribuição do servidor Rodrigo Sousa, à frente da Coordenação de Gestão de Pessoas, pelo empenho e competência com que desenvolveu o projeto junto a sua equipe. Em seguida, deu posse a cada um dos servidores nomeados.