Notícias
Termo de Cooperação Técnica é assinado entre o BrC e a Sudeco
A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) assinou, na manhã desta segunda-feira (09), um protocolo de intenções com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), externando o propósito de cooperação mútua.
O Termo foi assinado pelo secretário executivo do BrC e vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, e pelo superintendente da Sudeco, Nelson Fraga.
O objetivo é proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre as instituições, além da realização de ações conjuntas em áreas de interesse, com foco na promoção do desenvolvimento regional, maior articulação política e fortalecimento da região.
Participaram do encontro representando a Sudeco o diretor de Planejamento e Avaliação, João Balestra, o diretor de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos, Renato Lima, a coordenadora geral de Fundos, Luciana Barros, além dos diretores do BrC, Aparecida de Carvalho, Pedro Paulo Júnior e Adalberto Queiróz.
De acordo com Paco Britto, o Termo simboliza e comprova a integração do Consócio Brasil Central com o Governo Federal. “Nós vamos poder usufruir da capacidade da Sudeco para ajudar as unidades da federação consorciadas e seus municípios em ações estruturantes e nas parcerias público privadas,” complementou.
O superintendente da Sudeco, Nelson Fraga, enfatizou que a superintendência, por meio de recursos não reembolsáveis, desde que contemplado no Orçamento Geral da União pode contribuir com base em propostas voltadas para o desenvolvimento regional.
Fraga ainda destacou que, a Sudeco como gestora do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), tem este importante instrumento da política pública para atrair investidores com financiamentos para projetos estratégicos.
O Termo de Cooperação permite atuação em seis eixos que vão proporcionar foco na atuação conjunta em oito áreas de interesse comum: Desenvolvimento Econômico e Social; Agropecuária; Infraestrutura e Logística; Industrialização; Educação; Empreendedorismo; Inovação e Meio Ambiente.
Além de atuar na elaboração de projetos que visem o desenvolvimento da região; estipular encontros trimestrais entre os dirigentes; captar recursos para o desenvolvimento regional por meio de investimentos nacionais e estrangeiros, públicos ou privados; realizar atividades de mobilização, capacitação e também proporcionar trocas de experiências e ferramentas que possam auxiliar nos trabalhos realizados.