Notícias
Sudeco reúne resultados da Consulta Pública de Dados Abertos
Ilustração
A Ouvidoria da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) apresentou, na última semana, à Diretoria Colegiada da Sudeco, os resultados da Consulta Pública de Dados Abertos realizada no início deste ano, que teve por finalidade auxiliar na definição e priorização das bases de dados a serem disponibilizadas de forma aberta para a sociedade. A consulta foi realizada no site institucional da Sudeco e contou com 32 participantes, gerando 94 votos a partir das opções disponibilizadas pela ação.
Para a elaboração do plano foi criado um grupo de trabalho, formado por integrantes de várias áreas da Superintendência, com o objetivo de identificar quais bases de dados da autarquia seriam mais relevantes para o cidadão. Desta compilação, foram definidos 29 conjunto de dados, que deram origem ao Inventário de Base de Dados da Sudeco. A consulta pública esteve disponível para votação no site da Sudeco entre os dias 21 de janeiro e 08 de fevereiro.
Resultados
Na consulta, o respondente escolheu, dentre as 29 opções listadas, até cinco bases consideradas mais importantes a fim de serem publicadas em formato aberto pela Sudeco. O tema que recebeu mais votos foi o calendário de informações gerenciais do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), com 16 votos, seguido dos Contratos Sudeco e Convênios- Prestação de contas, com 12 votos cada.
Os participantes também puderam sugerir outras bases de dados que não estivessem listadas na consulta pública. Foram registradas cinco manifestações, como o pedido de dados abertos dos resultados de concursos públicos da Sudeco; a quantidade de cargos vagos e ocupados na instituição; bem como a taxa de juros mensal do FCO, além das taxas do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO); a prestação de contas dos repasses de fundos às empresas; e, por fim, a abertura dos dados de investimentos aplicados em inovação, pesquisa e desenvolvimento local.
Segundo a ouvidora da Sudeco, Maria Angélica Aben-Athar, o próximo passo é a definição do cronograma para efetuar abertura de dados, bem como a criação de estratégias para a publicação do PDA. As ações serão realizadas pelo grupo de trabalho do projeto.