Notícias
CRIFF
Reuniões do CRIFF é retomada e traça novas diretrizes
Com o objetivo de promover a integração e alinhar as diretrizes das ações de apoio financeiro aos projetos produtivos do Centro-Oeste, o Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais (CRIFF) reuniu-se nesta terça-feira (15), na sede da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).
O encontro contou com a participação do superintendente do Centro-Oeste, Nelson Fraga, do diretor de Implementação de Gestão de Programas e de Gestão de Fundos da Sudeco, Renato Lima, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
De acordo com o presidente do CRIFF, o superintendente da Sudeco, Nelson Fraga, o papel do comitê é de orientar e direcionar recursos para investimentos na infraestrutura e promover o desenvolvimento regional.
“Temos trabalhado bastante para que os recursos estejam disponíveis para as instituições financeiras que almejem operá-las. Precisamos trabalhar em conjunto para fazer a capacitação de recursos e ajudar a superintendência dentro das prerrogativas da lei complementar. Ela pode ser um instrumento de captação de recursos e assim não precisaríamos depender do FDCO, podendo atuar, fomentar e ajudar na captação destes recursos”.
Segundo Fraga, a convocação deste encontro é para alinhar as diretrizes, pensar numa remodelagem, caso seja necessário, e dar mais efetividade às ações. “Uma das coisas que tem feito falta na Sudeco são os projetos estruturados, que possam ajudar as instituições financeiras a investir e implementá-los”, enfatizou.
Representantes das instituições financeiras presentes agradeceram ao convite e ressaltaram a importância da retomada do CRIFF. Juntos prometeram analisar e trazer novas propostas, a fim de recuperar os objetivos do Comitê.
Para finalizar, ficou estabelecido que em uma nova data haverá uma reunião extraordinária para alinhamento das diretrizes e apresentação de novas propostas do Comitê a serem aprovadas posteriormente pelo Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel).