Notícias
WEBINAR
Sudeco participa de webinário sobre o FCO
O evento apresentou aos participantes as condições diferenciadas da linha de financiamento
Publicado em
02/06/2021 18h33
Atualizado em
03/11/2022 17h48
Webinário: Caravana do FCO
O superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste, Nelson Fraga, participou como palestrante, na tarde desta quarta-feira (02), do webinário: Caravana do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), realizado pela Secretaria de Economia do Distrito Federal.
O secretário de Economia do Distrito Federal, André Clemente, fez a abertura oficial do evento, em seguida o vice-governador Paco Britto agradeceu a presença de todos envolvidos e destacou a importância do FCO para a região Centro-Oeste, em especial para o DF.
Dando sequência ao webinário, o superintendente da Sudeco, Nelson Fraga, parabenizou a iniciativa da Secretaria de Economia e destacou a sua importância, tendo observado neste último ano que o avanço na contratação de operações de credito com o FCO tem crescido muito.
Segundo ele, este movimento de parceria das secretarias do GDF, bancos e empreendedores do DF e da Ride tem procurado levar desenvolvimento e crédito para as pessoas. “Não existe desenvolvimento se não chegarmos às pessoas”.
Fraga ainda ressaltou que é muito importante dedicarmos este projeto ao empreendedorismo urbano, pois tem acompanhado diariamente na superintendência relatos da dificuldade desse público em ter acesso aos fundos.
“O Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), como instrumento de garantia de operações de crédito, poderia, muitas vezes, facilitar o acesso aos recursos do fundo. Poderíamos pensar em construir um instrumento participativo numa parceria entre o FCO e o Fampe para que parte destes recursos possam ser instrumentalizados como garantia para fomentar a atividade deste público e facilitar o acesso aos financiamentos”.
Para concluir, Fraga destacou que tem buscado alternativas para facilitar o acesso ao crédito, frisando que esse webinário vai atrair muito mais empresários em busca dos recursos. O governo, em parceria com a superintendência e os bancos, tem total interesse em que os recursos cheguem com mais celeridade aos empreendedores.
Durante a programação foi lançada uma cartilha com todas as informações do FCO, seus objetivos, forma de captar recursos e instruções sobre a negociação com as instituições bancárias credenciadas.
A Caravana do FCO contou com a participação de representantes do Consórcio Brasil Central, do Banco do Brasil, do Banco de Brasília, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da vice-governadoria e das secretarias de Empreendedorismo, da Mulher, de Desenvolvimento Econômico, de Turismo, e de Trabalho.