Notícias
Superintendência discute regulamentação do FDCO para apoiar PD&I
A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e as Secretarias de Desenvolvimento Econômico de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul discutiram nesta última sexta-feira (09), em reunião virtual, a regulamentação do percentual do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) legalmente destinado para apoiar o setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
Empresas que tenham interesse em investir em atividades nesta área na região terão apoio financeiro do FDCO, por meio destes recursos - 1,5% dos recursos oriundos de juros e amortizações de financiamentos do fundo - cujo saldo atual é de R$ 16 milhões. O objetivo da reunião foi discutir juntamente com os estados e saber as demandas de cada localidade para a criação de proposta de regulamentação dos recursos do FDCO para PD&I, e o resultado será apresentado na próxima reunião do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel/Sudeco).
De acordo com o superintendente da Sudeco, Nelson Fraga, este é um recurso que vai possibilitar apoiar os estados e o DF em projetos qualificados de PD&I que dinamizem a economia local.
A proposta de aplicação dos recursos é fomentar o atendimento das necessidades de PD&I do Centro-Oeste pelo ecossistema de inovação da região. Além disso, o intuito é atrair investimentos e reter empresas de base tecnológica para dinamização do setor, formação de quadro qualificados, bem como geração de empregos e renda.
A reunião destinou-se a distribuir a minuta de regulamentação do uso destes recursos para considerações das secretarias estaduais e distritais de Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento Econômico, com o intuito de estabelecer as principais necessidades tecnológicas de maior impacto no desenvolvimento regional.
O diretor de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos (DIPGF) da Sudeco, Renato Lima, ressaltou que é muito importante conhecer as boas práticas de PD&I e de CITs do Centro-Oeste para podermos agregar a este e a outros projetos.
Já para o integrante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura (Semagro-MS), Valdecir Silva, a ação vem ao encontro do que o estado almeja.
"A área de Ciência e Tecnologia e PD&I de Mato Grosso do Sul está junto com a nossa secretaria de desenvolvimento econômico. Certamente trabalharemos em conjunto para formalizarmos esta proposta”, concluiu.
Estiveram presentes a coordenadora-geral de Fundos da Sudeco, Luciana Barros, o secretário de Estado e Retomada de Goiás, César Sotkeviciene Moura, o integrante do Conselho de Economia de Mato Grosso do Sul, Paulo Ponzini, entre outros.
Em agosto serão apresentados ao Condel dois documentos para aprovação, a regulamentação do fundo e os critérios de aplicação dos recursos do FDCO para PD&I.