Notícias
EVENTO
Encontro semipresencial debate a implantação da FICO
Na tarde desta quinta-feira (09), o superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste, Nelson Fraga, participou de uma reunião semipresencial na Câmara Municipal de Água Boa (MT), para debater a implantação da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO).
A participação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) foi a convite do senador Wellington Fagundes (MT), presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi).
Na ocasião, estiveram presentes o senador Wellington Fagundes, o prefeito municipal Mariano Kolanckiewicz, a vice-prefeita Rejane Garcia, lideranças políticas locais e estaduais, representantes da VALEC, ANTT, CNT, IBL, o diretor de Planejamento e Avaliação da Sudeco, João Balestra, e outras autoridades.
O senador fez a abertura do evento e em seguida o superintendente Nelson Fraga agradeceu ao convite, parabenizou a participação de todos e destacou as contribuições que a superintendência pode dar no processo de implantação da ferrovia e no desenvolvimento da região.
Para Fraga, esse é um tema muito importante, pois quando se trata de infraestrutura ferroviária, estamos falando em transporte e com isso levamos desenvolvimento para o Centro-Oeste.
“O papel da Sudeco nesse processo pode ajudar as empresas envolvidas na concepção de projetos de viabilidade de todo o desenvolvimento econômico que vai surgir a partir dessa ferrovia”.
Ele ainda destacou que a Superintendência pode trabalhar através de fontes de financiamento como o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), que é um excelente instrumento de política pública. Para os grandes empreendimentos, o superintendente enfatizou que o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) poderá apoiar as áreas de transbordo, na atração de empresas ligadas ao transporte, na armazenagem e em todo o processo que envolverá o desenvolvimento provocado pela ferrovia.
“A Sudeco é parceira de Mato Grosso, do município de Água Boa, e estamos aqui para ajudar e favorecer esse desenvolvimento”, concluiu Nelson Fraga, superintendente da Sudeco.