Notícias
Brasília comemora nesta quarta-feira (21) seus 61 anos
Juscelino Kubitschek e Lúcio Costa. Foto: Flickr da Agência Brasília
Brasília nasceu para o mundo e para a sua gente em 21 de abril de 1960. Com os projetos urbanísticos de Lúcio Costa e o arquitetônico de Oscar Niemeyer, surgia uma cidade sob formas inovadoras, diferente de tudo já feito até então.
Conhecida por acolher o berço político do Brasil, a cidade também vem ao longo dos anos se reinventado, criando a sua própria identidade. Nela, se encontra a mistura de várias culturas, trazidas pelos “candangos”, os trabalhadores que participaram da construção da cidade, até chegar em seus descendentes, já filhos de Brasília, nascidos na capital.
A cidade de Brasília é o centro do Distrito Federal, que tem hoje pouco mais de 3 milhões de habitantes (IBGE 2020). No ano passado Brasília conquistou o 3º lugar no ranking nacional de competividade dos estados, com destaque para segurança pública, além de educação, inovação, sustentabilidade ambiental, entre outros. Além disso, a cidade apresenta outras peculiaridades, veja a seguir:
Parques e Jardins
A cidade é rica e cercada por natureza. É possível sentir-se em contato com o meio ambiente bem no centro da capital, no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. O local conta com uma área de 420 hectares e uma série de atrativos para todas as idades, como churrasqueiras, quadras para a prática de modalidades esportivas, parques infantis, praças, lagos, centro hípico, restaurantes, pista de kart e um extenso Pavilhão de Exposições. O Parque Olhos d’Água também é uma opção de lazer que conta com diversos animais de vida livre em seu espaço e chama a atenção pelas nascentes de água perenes e intermitentes que a unidade abriga.
Já o Jardim Botânico de Brasília, inaugurado em 1985, foi o primeiro do Brasil a ter o Cerrado, valorizando a conservação deste importante bioma, rico em flora e fauna abrigando mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves.
Atualmente, o Distrito Federal possui 72 parques ecológicos e urbanos administrados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), além de outras 22 unidades de conservação de proteção integral ou de uso sustentável.
Berço das Águas
Brasília está rodeada de cachoeiras e reservas naturais, como o Parque Nacional de Brasília, conhecido popularmente como Água Mineral. O espaço é destinado a preservação da natureza, como a fauna, flora e rios que passam pelo local, além de suas trilhas ecológicas. O Lago Paranoá também é uma ótima opção para quem gosta de estar em contato com o meio ambiente. Localizado em um ponto nobre da cidade, o lago conta com diversos espaços, clubes e parques em sua orla, como a Ermida Dom Bosco, com seu pôr do sol de encher os olhos, e o Pontão do Lago Sul.
No mês de março deste ano, Brasília subiu sete posições no ranking nacional do saneamento básico, a capital passou da 27ª para a 20ª posição na pesquisa divulgada pelo Instituto Trata Brasil. No indicador de atendimento total de água, o índice obtido foi de 99%. Os números mostraram que 89,48% dos habitantes do DF têm coleta de esgoto.
A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) também tem apoiado o processo de desenvolvimento hídrico na região. O Distrito Federal é considerado um local rico em recursos hídricos, com seus lençóis freáticos, nascentes e cachoeiras. Em 2020, a Sudeco firmou parceria com o governo local para apoiar o Projeto do Canal do Rodeador , localizado em Brazlândia/ DF, que visa à eliminação de perdas de água potável decorrentes de infiltrações do canal. O projeto irá favorecer os produtores rurais da localidade, bem como toda a população.
Além disso, a Sudeco tem tido ativa participação no desenvolvimento dos Projetos do Pipiripau e da Bacia do Descoberto e em parceria com instituições do Governo Federal, Distrital, além de organismos não governamentais internacionais e nacionais. Os projetos visam apoiar pequenos produtores rurais das localidades, minimizando os conflitos pelo uso da água na região, bem como incentivar o desenvolvimento rural sustentável e promover a gestão compartilhada dos recursos hídricos.
Arquitetura contemporânea
Brasília é referência para os arquitetos do mundo todo, pois seu projeto chama a atenção dos profissionais por sua simplicidade. Os azulejos que decoram os monumentos, feitos por Athos Bulcão, são marca registada da cidade e estão em locais como o Aeroporto Internacional de Brasília, Brasília Palace Hotel e na Catedral Metropolitana de Brasília.
Para aqueles que gostam de algo mais histórico, a capital também dispõe de diversas opções como o Museu Histórico de Brasília, o Memorial JK, o Palácio do Catetinho, o Palácio da Alvorada, a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto, Palácio do Supremo Tribunal Federal, Congresso Nacional, Palácio Itamaraty, Superior Tribunal de Justiça, Esplanada dos Ministérios.
Graças ao seu estilo urbanístico, a cidade é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) desde 7 de dezembro de 1987.
Esplanada dos ministérios. Foto: Flickr da Agência Brasília
Gastronomia, Cultura e Lazer
Brasília é uma cidade com pessoas de todos os cantos do país e do mundo. Seus bares e restaurantes traduzem essa diversidade, além de um cardápio culinário internacional variado.
Um dos pontos gastronômicos mais conhecidos da cidade é a Pizzaria Dom Bosco, na Asa Sul. Fundada em 1960, sua pizza sabor queijo com molho de tomate faz do trivial uma iguaria da capital. Já para quem quer se deliciar com comidas tradicionais de várias regiões do país, a praça de alimentação da Torre de TV é o lugar certo. O local apresenta uma grande variedade de cardápios de comida nordestina, paranaense, mineira, entre outras. Já para quem quer desfrutar de sabores internacionais, os bares Beirute, de 1966, e Libanus, de 1989, também são conhecidos e reconhecidos na cidade pela sua culinária típica Árabe, bem como a simpatia dos seus garçons.
Já no cenário cultural e de lazer, Brasília está entre os principais circuitos de shows nacionais e internacionais, bem como festivais de teatro, de música e de cinema. O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro acontece no histórico Cine Brasília, sendo o mais antigo do gênero no país. Surgiu por iniciativa do professor de cinema da Universidade de Brasília, em 1965 , e é promovido pelo governo do Distrito Federal anualmente.
Além disso, a cidade recebe amostras de arte no Museu Nacional de Brasília, Centro Cultural da Caixa, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que além dos eventos artísticos, conta com um grande espaço verde para práticas de esportes e lazer, como um piquenique no fim da tarde.
A Sudeco está presente na cultura brasiliense e, como forma de apoiar o setor produtivo cultural da cidade e atrair mais investimento para a região, firmou no último ano parceria com a empresa Arena BSB para concessão do complexo esportivo formado pelo estádio Nacional Mané Garrincha, Ginásio Nilson Nelson e Complexo Aquático Cláudio Coutinho de Brasília voltado ao setor de entretenimento e lazer. O projeto, que está sendo financiado pelo Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), foi aprovado pela Superintendência, tendo sido empenhados mais de R$ 214 milhões.
Ilustração do projeto de concessão do complexo esportivo. Foto: Flickr da Agência Brasília