Notícias
FCO
Procura pelo FCO volta a crescer no DF e Ride
Produção rural do DF e Ride. Foto: Geovana Albuquerque/df.gov
O Distrito Federal, que em anos anteriores teve queda no desempenho das contratações do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), tem tido demanda maior pelos recursos disponíveis para empresas e produtores rurais, mesmo durante a pandemia. No acumulado do ano até setembro, o DF já tinha contratado mais de 10,4% dos recursos disponíveis para o fundo em todo o CO, com destaque para os municípios da Ride, responsáveis por cerca de 7% dessas contratações.
Em 2019, o DF chegou a ter a parcela de recursos do fundo reduzida. A justificativa havia sido que a média do desempenho do DF e da Ride em anos anteriores tinha ficado muito abaixo do esperado. A capital federal e os municípios da Região Integrada de Desenvolvimento vinham contratando menos de 10% do total de recursos disponíveis, quando a meta era de 19%.
Na última reunião, em dezembro do ano passado, do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel/Sudeco), colegiado que integra a estrutura da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco/MDR), o DF pediu que a parcela disponível às empresas da capital e da Ride aumentasse de 10% para 13% dos recursos, mas não foi atendido pelo voto da maioria dos conselheiros.