Geral
Convênios
Mercado do Porto em Cuiabá (MT) recebe R$1,88 milhão para sua ampliação e modernização
Fachada atual do Mercado do Porto. Foto: Prefeitura Municipal de Cuiabá (MT)
Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) viabiliza R$1,88 milhão para ampliação e modernização do Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf, o principal mercado varejista de alimentos de Cuiabá (MT), localizado no Bairro do Porto. Essa é mais uma iniciativa do Governo Federal, por intermédio da Sudeco, para a promoção do desenvolvimento no Centro-Oeste.
O objetivo do convênio é contribuir para a adequação do Mercado do Porto e, assim, favorecer o aumento da renda dos pequenos produtores-comerciantes locais e maior movimentação turística no centro varejista. Com a reforma, o mercado terá rampa de acesso e piso tátil; um novo cercamento; a cobertura asfáltica será recapeada e um bicicletário será instalado. O projeto também prevê um novo paisagismo e a adequação das instalações aos critérios de sustentabilidade e de proteção ambiental.
“Apesar da importância como centro varejista de alimentos, o mercado não recebeu manutenções essenciais para o atendimento aos cidadãos que o frequentam, portanto, a reforma se faz necessária”, segundo a Prefeitura Municipal de Cuiabá.
O convênio entre o município de Cuiabá (MT) e a Sudeco integra a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), implementada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O objetivo da política é diminuir as desigualdades entre as regiões brasileiras promovendo a igualdade no acesso a recursos federais e oportunidades de crescimento local.
Sobre o Mercado Antônio Moisés Nadaf
Inaugurado em 1994, o centro comercial, conhecido popularmente como Mercado do Porto, é uma referência cultural e turística em Cuiabá, recebendo em média 2,5 mil pessoas nos fins de semana. O espaço possui uma área de 26,4 mil metros quadrados, com uma estrutura coberta de 6,1 mil m², abrigando 480 boxes. Dessa forma, o mercado oferta à população e aos turistas uma variedade de produtos tipicamente regionais. A maioria dos empreendimentos é formada por empresas familiares de pequeno porte, os quais geram, aproximadamente, 800 empregos diretos e mais de dois mil empregos indiretos, principalmente nas propriedades rurais, que contribuem para a criação de um cinturão verde na grande Cuiabá.