Notícias
BRASÍLIA
FDCO concede financiamento para Arena BSB
Reprodução Arena BSB. Foto: Agência Brasília
A diretoria colegiada da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) aprovou, nesta quarta-feira (02), o empenho de R$ 214,2 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) para a Arena BSB. Com esta operação, os recursos para o projeto ficam garantidos no Orçamento Geral da União.
Será o primeiro projeto no Distrito Federal apoiado pelo fundo, criado em 2009 pelo governo federal e gerido pela Sudeco, autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). “Essa retomada da participação efetiva da superintendência no DF, em parceria com o governo local, agrega muito para o desenvolvimento regional, promovendo geração de emprego e renda e atraindo grandes eventos e turismo para a capital federal", avaliou o diretor de Implementação de Projetos e Gestão de Fundos da superintendência, Renato Lima.
Com os recursos garantidos, agora o banco de escolha da empresa vai fazer a análise econômico-financeira para serem definidas a taxa de juros e demais condições de financiamento. Por regra, as parcelas devem começar a ser pagas um ano após a implementação do projeto. O prazo para pagamento pode ser de até 20 anos.
A Arena BSB será um complexo com cinema, teatro, opções gastronômicas, comércio e serviços, escritórios, centro de medicina esportiva, entre outras atividades, na área onde hoje está o Estádio Mané Garrinha, o Ginásio Nilson Nelson e o Complexo Esportivo Claudio Coutinho. Segundo a empresa que detém a concessão do GDF para o local, serão criados mais de quatro mil empregos diretos e aproximadamente 5,9 mil em lojas, escritórios e demais estruturas.