Notícias
CONDEL
Condel debaterá crédito para empresas do Pantanal
17º Reunião do Comitê Técnico do Condel - Foto: Caína Castanha
A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) realizou a 17ª Reunião do Comitê Técnico que define a pauta para a aplicação dos recursos dos fundos Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO). A proposta será analisada pelo Conselho de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel), que se reunirá em dezembro.
A abertura da reunião contou com as presenças do líder do governo no Congresso Nacional, senador pelo Tocantins, Eduardo Gomes, e da senadora Soraya Thronicke, de Mato Grosso do Sul. O superintendente da Sudeco, Nelson Vieira Fraga Filho, ressaltou que a presença dos parlamentares faz parte de “um caminho que estamos construindo para fortalecer a Sudeco e as demais superintendências que promovem o desenvolvimento regional no país”.
O senador Eduardo Gomes elogiou a forma como as decisões são tomadas pelo Condel, cuja secretaria-executiva cabe à superintendência. “Outras superintendências também deveriam adotar o mesmo modelo democrático, que dá voz a todos os interessados, nas decisões sobre a aplicação de recursos para o desenvolvimento regional”, disse.
Vocação logística regional
Em seu pronunciamento na abertura da reunião, a senadora Soraya Thronicke destacou a importância da reunião e do Condel para os estados do Centro-Oeste. “Mato Grosso do Sul faz fronteira com dois países, Paraguai e Bolívia, e tem divisas com cinco estados brasileiros. Estamos no coração da América Latina e queremos ser o portal do tráfego lícito de mercadorias. E, quando se fala em desenvolvimento, se fala de investimento de recursos”, analisou.
Entre as sugestões para a programação dos recursos discutidas na reunião, está a criação de uma linha de crédito para produtores rurais e demais empreendimentos da região do Pantanal se recuperarem depois que as queimadas do período de seca de 2020 atingiram a região e prejudicaram os negócios. O diretor de Implementação de Programa e de Gestão de Fundos da Sudeco, Renato Lima, também enfatizou a importância do caráter aberto do Condel. “Lembro que a linha de crédito para o Pantanal entrou na pauta por um ofício do Sindicato Rural de Corumbá”, contou.
Além disso, também constam da pauta do Condel a repartição dos recursos do FCO entre o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para o ano que vem e o valor do piso para financiamentos pelo FDCO. O conselho é presidido pelo ministro do Desenvolvimento Regional, e integrado pelo ministro da Economia e outros três outros ministros, pelos governadores das unidades federativas do Centro-Oeste, por representantes dos prefeitos da região e por entidades empresariais e federações dos trabalhadores.