Geral
Convênios
Alto Taquari (MT) recebe recurso da Sudeco para beneficiar produtores rurais
Aquisição de retroescavadeira no município de Alto Taquari (MT). Foto: Prefeitura Municipal de Alto Taquari
Município de Alto Taquari (MT) recebe da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) o repasse de R$ 160 mil para aquisição de retroescavadeira com objetivo de melhorar as condições das estradas nas áreas rurais da região. A ação irá beneficiar diretamente produtores rurais da microrregião do Ribeiro do Sapo.
Alto Taquari (MT) está situado na região sul do Estado de Mato Grosso, distante 486 km da capital do estado, Cuiabá, com uma população de 9.563 habitantes conforme estimativa do IBGE. Segundo a administração local, as estradas vicinais das regiões se encontram em péssimas condições de trafegabilidade, sendo necessário investir em manutenção e melhor infraestrutura.
“A expectativa é atender os produtores rurais e suas famílias da microrregião do Ribeiro do Sapo, cuja localidade está cadastrada para receber a melhoria nas estradas. Serão beneficiados diretamente 20 pequenos produtores rurais, que terão maior facilidade para escoar sua produção, evitando assim prejuízos às famílias que dependem das estradas”, explica a prefeitura municipal.
Entre os resultados esperados, está a superação das barreiras e limites para o desenvolvimento econômico local, fortalecendo os arranjos produtivos das áreas rurais, bem como o favorecimento da qualidade de vida do homem do campo, evitando, assim, o êxodo rural.
Os convênios entre Alto Taquari (MT) e a Sudeco integram a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), implementada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O Governo Federal busca, através da PNDR, diminuir as desigualdades entre as regiões brasileiras, promovendo a igualdade no acesso e oportunidades de crescimento.
Para a administração regional, o programa vem ao encontro do interesse do município em reduzir as desigualdades regionais e intrarregionais, assim como, promover o desenvolvimento territorial sustentável por meio da implantação, ampliação e recuperação de infraestruturas locais.