Geral
Programas e Projetos
UGP Descoberto: Caminhada rumo a execução do Programa
Bacia do alto descoberto. Foto: site ANA
A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) esteve presente na terceira reunião ordinária da Unidade Gestora do Programa (UGP) Descoberto, grupo que está fazendo o planejamento e fará a implantação e acompanhamento do Programa Produtor de Água no Descoberto. A reunião aconteceu na terça-feira (10), no Haras Vale Feliz, em Brazlândia e contou com a participação de praticamente todos os parceiros do programa. Da Sudeco estiveram presentes a coordenadora de Planos e Projetos Especiais, Simone Soares de Carvalho, e a jornalista, Letícia Maria Oliveira de Sousa, integrante do GT de Comunicação no Programa.
Capa do folder que está sendo desenvolvido pelo GT de Comunicação
Com uma pauta breve, conduzida pelo Coordenador de Programas Especiais da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Miguel de Freitas Sartori, a UGP conseguiu definir a visão, a missão, os objetivos e os valores do Programa. “Agora vamos começar a implantar as ações que nos levarão a um uso racional da água e a uma atividade rural sustentável”, afirmou Simone.
Referência na produção sustentável de água e alimento
Ser referência, essa é a visão escolhida para o Programa na Bacia do Alto Descoberto. A localidade é uma das mais de oitenta para as quais têm sido realizadas ações para incentivar o produtor rural a investir em ações que ajudem a preservar a água. O grupo pretende alcançar esse cenário futuro, gerando impacto positivo em grande escala para garantir a preservação e conservação da bacia e a segurança hídrica, mantendo a vocação rural da região.
O Programa possui ainda como valores o respeito ao meio ambiente, o engajamento dos produtores rurais, a integração dos atores, a conduta ética e transparente e a participação social. Na reunião a UGP definiu os objetivos a serem alcançados, como unir esforços para assegurar a adequação ambiental das propriedades rurais, o aumento da disponibilidade hídrica, o uso racional da água e do solo, o desenvolvimento rural sustentável, a proteção e restauração da vegetação nativa, o uso e ocupação regular do solo, os pagamentos por serviços ambientais na bacia do Alto Descoberto, os processos produtivos locais sustentáveis e o incentivo e fomento das práticas de produção agroecológica.
A reunião apresentou os trabalhos do GT de Comunicação da UGP, que já produziu duas peças de divulgação, uma camiseta e um boné e está finalizando a produção do folder que já na próxima semana deve ser encaminhado para a gráfica. Também foi elaborado o calendário de reuniões para 2020.
Por que precisamos de um programa Produtor de Água em nossa região?
É por meio desse Programa que se estimula o uso racional da água na bacia, incentiva-se a atividade rural sustentável na região e consegue-se combater efetivamente a erosão, a sedimentação do solo, bem como aumentar a infiltração de água.
O Programa Produtor de Água no Descoberto visa, por meio de práticas sustentáveis, impactar direta e indiretamente na disponibilidade de água na bacia. Para tanto, a UGP está construindo um plano estratégico que indicará investimentos em infraestrutura verde capazes de melhorar a qualidade ambiental e a produtividade agrícola na região, integrando a União, o Distrito Federal e o estado de Goiás em uma gestão compartilhada.
Além da Sudeco, são parceiros do Programa: Nacionais, a Agência Nacional de Águas (Ana), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Distritais, as secretarias de Estado, da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e do Meio Ambiente, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Adasa e o Instituto Brasília Ambiental, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Estaduais, a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) e a secretaria estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad). Municipais, a prefeitura e a secretaria municipal de Meio Ambiente de Águas Lindas de Goiás. As Associação Pró-Descoberto (dos Produtores e Protetores da Bacia do Descoberto) e a de Agricultura Ecológica. Internacionais, o Centro Internacional de Água e Transdisplinaridade (Cirat), a The Nature Conservancy (TNC), a Word Wild Fund for Nature (WWF), a Aliança de Fundos de Água da América Latina, e a Coalização Cidades pela Água.